top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Tudo sobre contabilidade consultiva



Introdução


Há muito tempo a contabilidade se tornou muito mais que impostos, registro e acompanhamento de contas, tendo uma relevância cada vez maior para o desenvolvimento e crescimento de empresas. Essa evolução da contabilidade tradicional é conhecida como contabilidade consultiva.


Nesse post, abordaremos o que é a contabilidade consultiva, quais são suas premissas e benefícios.


O que é contabilidade consultiva?


A contabilidade consultiva é uma abordagem que fornece consultoria e atua como um alicerce para o desenvolvimento sustentável das organizações. Esse modelo tem como foco o relacionamento com o cliente, uma vez que o contador avalia e resolve as dores do empresário, oferecendo soluções inovadoras que contribuem diretamente para a saúde da empresa.


Com base nos registros, demonstrações e históricos, o contador analisa e interpreta os dados, gerando informações indispensáveis para a gestão de um negócio, como por exemplo indicadores contábeis e gerenciais, que concedem aos gestores visão ampla e detalhada para a implementação de soluções e estratégias. Assim, atua como um pilar e um diferencial, pois ao analisar profundamente todas as áreas do negócio o contador pode, por exemplo, sugerir medidas para o solucionar erros que impedem o crescimento de sua empresa e que podem levá-la até mesmo à falência.


Comunicação


Para que o contador elabore e entregue informações relevantes é necessário que ele possua base suficiente para isso. Diante disso, um dos maiores aliados da contabilidade consultiva é a comunicação contínua com o cliente.


O contador, que nessa ferramenta atua também como consultor, necessita que o gestor seja o mais transparente possível no fornecimento de informações e materiais. Em contrapartida, cabe ao consultor traduzir e repassar para o gestor todos os dados analisados e deixá-lo por dentro de todas as etapas do processo. Somente assim, com um bom fluxo de informações entre cliente e contador, é possível implementar técnicas e resoluções eficientes.


O uso da tecnologia é também um fator necessário para a contabilidade consultiva, uma vez que auxilia tanto na comunicação quanto na agilidade em realização de demandas. A automatização de processos contábeis permite que informações sejam rapidamente organizadas e repassadas.


Com o uso de ferramentas como softwares, atividades que demandam tempo e a mobilização de muitos funcionários são realizadas de maneira rápida e eficaz, além de aplicativos como o Skype que aumentam a interação, facilitando a comunicação independente de fatores como distância. A digitalização de documentos é também um elemento relevante para tornar o processo mais simples e rápido, em virtude da maior segurança no armazenamento e facilidade para a procura e compartilhamento de arquivos que oferece.


Contabilidade Consultiva na prática


A princípio, para implementar a contabilidade consultiva em sua empresa ou escritório é fundamental escolher bem o profissional que irá contratar, já que nem todos os contadores estão aptos para lidar com esse método e é preciso que haja uma relação harmoniosa e colaborativa entre toda a equipe. Além disso, com a modernização dos processos contábeis é indispensável que você busque um contador que saiba manusear a tecnologia em prol da saúde de sua empresa.


É necessário também que você, empresário, tenha dados e históricos da empresa organizados, como custos, despesas e investimentos, para que o processo seja mais ágil e simples.


Além da transparência, saiba também reconhecer e valorizar a importância desse tipo de consultoria para sua empresa e esteja apto a mudanças.Tenha em mente que nada será feito sem o seu consentimento e que esse tipo de profissional oferece serviços diferenciados e estratégicos, por isso, esteja aberto para as propostas apresentadas, procure sempre avaliar os prós e contras, converse com o contador e esteja por dentro de todo o processo para que todo o decorrer seja benéfico para ambos.


Benefícios


Como já visto, a contabilidade consultiva é uma estratégia contábil indispensável para a gestão e sustentabilidade de uma empresa, resultado da soma dos diversos benefícios que ela proporciona. Dentre os benefícios, destacamos os principais, tais como:


Melhora na gestão: A contabilidade consultiva funciona também como uma ótima ferramenta de gestão, pois oferece informações detalhadas sobre a real situação da empresa e colabora, assim, na tomada de decisões, permitindo que sejam traçadas estratégias para resolver os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes do negócio.


Controle de custos: Com uma visão ampla e detalhada da empresa, torna-se mais simples a análise das operações e gestão de custos, permitindo o corte de gastos desnecessários. Além disso, com o método estratégico e automatizado há diminuição em erros durante o processamento, evitando, por exemplo, o pagamento de multas.


Fidelização de clientes: A diminuição de erros durante o processo e a constante comunicação entre todos os envolvidos afeta o produto final, resultando em uma entrega mais eficiente e de alta qualidade, atraindo e retendo clientes.


Avaliação de oportunidades: Com os dados necessários o contador pode ajudar a empresa a tomar decisões importantes, seja apontando os pontos fortes e fracos no fechamento de algum negócio ou apresentando propostas que possam ser benéficas e de interesse do cliente.


Concorrência: Optar por esse tipo de contabilidade é um diferencial que pode colocar sua empresa a frente dos concorrentes, uma vez que traz soluções inovadoras e que agregam valor com os serviços estratégicos e consultivos.


Conclusão


A contabilidade consultiva é uma inovação que torna o contador um parceiro das empresas. Com o acompanhamento que a consultoria fornece e o uso inteligente de dados a melhoria e o crescimento das organizações que optam por essa abordagem é inevitável. Portanto, se você busca inovar e se destacar dentro do mercado, a contabilidade consultiva é imprescindível para o seu negócio.


Sobrou alguma dúvida em relação ao tema? Entre em contato com a gente.


 

Texto escrito por Vitória Paiva

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page