top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

A importância da contabilidade gerencial nas empresas



Introdução

Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a contabilidade vem adquirindo novos papéis, no qual um deles é o planejamento para auxílio na tomada de decisões. É nesse contexto que se insere a contabilidade gerencial.

Entenda melhor, nesse post, o que é contabilidade gerencial, as principais características e importância para a geração de dados e gestão dentro das organizações.

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade que visa a mensuração, registro e informação de dados que ajudem na gestão empresarial, a qual se diferencia da contabilidade financeira ou fiscal pelo seu caráter estratégico dentro das organizações.

Através da análise e tradução de dados que influenciam na operação do negócio, a contabilidade gerencial produz relatórios que permitem que os usuários tenham em mãos informações essenciais para implementar novas técnicas ou modificar as que já são utilizadas, contribuindo para a otimização de resultados e desenvolvimento sustentável das empresas.

Contabilidade gerencial e contabilidade financeira

A princípio, para entender a importância da contabilidade gerencial para as

empresas, é necessário diferenciá-la da contabilidade financeira. A diferença básica

entre esses dois tipos de contabilidade está relacionada ao usuário da informação

fornecida, pois, enquanto a contabilidade financeira tem enfoque nos usuários externos, como investidores, a contabilidade gerencial elabora e fornece relatórios

aos usuários internos, tais como os gestores de empresas, para que os mesmos

possam tomar decisões estratégicas.

Além dos usuários, outro ponto importante a ser destacado é que, enquanto a contabilidade financeira baseia-se em eventos já ocorridos, a gerencial

projeta relatórios que facilitam a tomada de decisão sobre o futuro.

Benefícios da contabilidade gerencial

Após analisar as características que definem a contabilidade gerencial,

torna-se mais simples a visualização dos benefícios que ela concede às empresas, tais

como:

Gestão de custos: através dos relatórios gerados diariamente, os gastos podem ser mensurados, colaborando para decisões a respeito do preço de venda de seu produto, do custo de fabricação ou do serviço prestado.

Informação e controle: com as informações obtidas através dos dados analisados é possível criar metas e orçamentos, além de analisar a viabilidade do negócio e evitar erros que possam colocar a empresa em situações de risco.

Visão estratégica e vantagem competitiva: outro benefício das informações extraídas com a contabilidade gerencial é a visão ampliada de mercado que reflete o cenário interno e externo da empresa. Com esse conhecimento, o gestor pode tomar decisões mais adequadas para o seu nicho e preparar-se para as mudanças externas, o diferenciando de seus concorrentes.

Desenvolvimento sustentável: através da soma dos benefícos citados, a contabiidade gerencial permite um desempenho eficaz em todas as áreas do negócio, colaborando diretamente para o desenvolvimento e crescimento das empresas que focam nesse ramo.

Conclusão

A contabilidade gerencial é uma ferramenta fundamental que está ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios e que concede aos usuários a análise e execução de estratégias que, ao estabelecer projeções e metas a curto e longo prazo, melhora a gestão das empresas e permite que elas cresçam no mercado.

Restou alguma dúvida sobre o tema ou deseja implementar a Contabilidade Gerencial em sua empresa? Entre em contato conosco!

Texto escrito por Felipe Alves e Vitória Paiva.

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page