top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Case de Sucesso: Projeto Multicoisas

Atualizado: 9 de dez. de 2020



SOBRE O PROJETO


A cliente procurou a Ábaco em 2020, a fim de saber se o seu desejo de abrir uma empresa era viável. O empreendimento seria uma loja que venderia diversos produtos, esse fato nomeou o projeto como: "Multicoisas".


O projeto foi realizado durante a pandemia, sendo que a cliente tinha o desejo de abrir o novo empreendimento após a pandemia.



EQUIPE RESPONSÁVEL


Diretor: Pedro Schweitzer

Gerente: Vitória Ferreira

Consultores: Camilly Aparecida, Raphaella Brito, Alanna Reis e Marcos Nascimento



ANALISANDO A DOR DO CLIENTE


A cliente possuía uma loja no interior, mas, devido à crise do Covid-19, precisou fechar as portas. Ela procurou a Ábaco com o interesse em abrir uma loja de utensílios e acessórios domésticos no Noroeste, em Brasília-DF. Contudo, devido a falência do empreendimento anterior, ainda tinha receio em tentar abrir um novo negócio.


Para isso, era necessário realizar um estudo de viabilidade econômica, para saber se o novo negócio seria realmente viável. Seu desejo era dar prosseguimento ao trabalho realizado pela Ábaco ao fim da pandemia que, infelizmente, se estende até o momento.


PROPOSTA DE SOLUÇÃO


Com base na análise da dor do cliente, foi definido que o projeto seria realizado a partir de um estudo de viabilidade econômica, por meio das seguintes etapas:

  • Realizar uma pesquisa de mercado, para saber quais seriam os gastos essenciais;

  • Fazer um estudo para visualizar qual seria o melhor regime tributário para enquadramento;

  • Efetuar um levantamento do estoque inicial necessário;

  • Fazer um levantamento dos gastos necessários para a loja operar, juntamente com a confecção de uma possível Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

  • Realizar projeções de vendas.

Todos esses passos são necessários para promover o melhor funcionamento do negócio. Assim, essas etapas foram realizadas e projetadas de forma realista, para que a cliente pudesse aplicar e adequar a real situação do seu empreendimento.



CONHECIMENTO APLICADO


PROJEÇÃO DE CUSTOS


Dos conhecimentos aplicados no projeto, a projeção de custos foi uma forma de planejamento de manutenção, definindo os recursos que seriam necessários no futuro, além de como controlá-los.


PROJEÇÃO DE RECEITAS


A projeção das receitas foi realizada considerando os possíveis cenários pessimista, realista e otimista. É importante que seja realizada em mais de um cenário, pois pode impactar os gastos futuros, tendo em vista que uma única empresa pode passar por essas três situações em diferentes momentos.


Desse modo, como nenhuma projeção é 100% correta, é necessário a análise de diversas possibilidades, para evitar ao máximo ser pego desprevenido.


ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS


No plano de negócios, foram definidas as estratégias de comercialização e as projeções financeiras. Esse plano também inclui a análise de mercado, em que foi possível identificar os principais concorrentes, além de ser fundamental para visualizar as chances de crescimento do empreendimento.



RESULTADOS


Por meio do projeto, a cliente pode entender quais são os recursos necessários para a abertura e execução do projeto. Além disso, com base nas análises, concluiu-se que seria viável a abertura da empresa.


A cliente ficou muito satisfeita com o projeto entregue, embora ainda não tenha dado início, por conta da pandemia. Em seu relato ela escreve: "Gostei muito da equipe que desenvolveu o projeto. Grata!"



_________________

Texto escrito por Maria Eduarda Ferreira

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page