top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Case de Sucesso: Projeto Aline


SOBRE O PROJETO

No atual cenário de grandes incertezas em relação ao futuro da previdência no Brasil, os jovens têm se preocupado cada vez mais com a possibilidade de não receber uma aposentadoria quando envelhecerem, motivo o qual trouxe Aline até a Ábaco. A jovem universitária desejava se aposentar cedo e acumular um montante para sua aposentadoria pelos próximos 30 anos e, para isso, procurou a empresa a fim de entender melhor sobre o funcionamento do INSS, bem como obter orientações e simulações sobre possíveis investimentos a serem realizados em renda fixa. Aline pretendia destinar mensalmente um valor para sua aposentadoria e deixar que o dinheiro trabalhasse por ela.

EQUIPE RESPONSÁVEL

Diretor: Guilherme Belbert

Gerente: Fernando César

Consultores: Camila Alves, Felipe Nunes e Lucas Leite

ANALISANDO A DOR DO CLIENTE

Aline é uma jovem universitária recentemente inserida no mercado de trabalho que contratou a Ábaco a fim de organizar suas finanças e planejar estratégias de investimentos para alcançar dois objetivos, um de curto e outro de longo prazo. Para o primeiro, ela desejava juntar recursos para atingir um objetivo pessoal em dois anos, já o segundo era referente a sua aposentadoria. Nesse contexto, a empresa júnior teve um papel primordial ao ajudá-la a entender melhor sobre o funcionamento do INSS para pessoas física e jurídica, pois Aline também tinha um registro de microempreendedor individual (MEI).

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

A solução apresentada à cliente se deu em dois momentos. No primeiro, foi explicado minuciosamente sobre o funcionamento do INSS bem como as outras opções previdenciárias, fornecendo informações suficientes para que ela escolhesse entre pessoa física ou MEI e as devidas implicações tributárias, bem como quanto ela receberia no futuro em cada caso de recolhimento.

Já no segundo momento, após a escolha da cliente quanto ao tipo de recolhimento, a empresa realizou a análise dos investimentos possíveis. Tal estudo, por escolha da cliente, restringiu-se apenas aos investimentos de renda fixa, avaliando-se ainda as possíveis corretoras do mercado e as especificidades de cada uma.

CONHECIMENTO APLICADO

Para execução desse projeto foram usados conhecimentos sobre legislações previdenciárias e análise do mercado financeiro. Os consultores da Ábaco usaram também o Excel e suas ferramentas - como planilhas dinâmicas, macro, VBA e outros - para entregar de modo dinâmico e personalizado o produto final.

RESULTADOS

Como resultado, inicialmente, a cliente obteve todas as informações necessárias para tomar sua decisão em relação a sua previdência. No final do projeto foi entregue à cliente uma planilha personalizada em que era possível alterar os inputs e simular diversas opções de investimentos, prospectando cenários diversos de forma a propiciar condições de avaliação de maneira abrangente e assertiva.

Texto escrito por Gabriela Gennari

Revisão: Hugo Ayres

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page