Buscar
  • Ábaco

Case de Sucesso: Projeto Rockefeller

Atualizado: 2 de Ago de 2019


SOBRE O PROJETO

O cliente deste projeto já era empreendedor há muitos anos, sendo dono de uma construtora e incorporadora conhecida na região de Samambaia - DF e obtendo sucesso com seus empreendimentos imobiliários. Entretanto, através de reportagens na mídia especializada, ele conheceu o modelo de negócios do crowdfunding imobiliário: uma espécie de plataforma de investimentos onde pequenas construtoras poderiam financiar seus projetos oferecendo cotas em seus empreendimentos, e em troca, as pessoas que investissem nesses projetos receberiam parte do valor da venda das unidades desses empreendimentos. Algumas plataformas deste modelo no Brasil já iniciavam suas operações, mas nenhuma estava voltada para empreendimentos no Centro-Oeste. Ao perceber essa lacuna de mercado, o cliente logo se interessou em iniciar a sua plataforma de crowdfunding, mas não sabia como poderia realizar esse sonho e nem como poderia obter sucesso com sua ideia.

EQUIPE RESPONSÁVEL

Diretores: Guilherme Berbert (de janeiro a dezembro de 2018) e Fernando César (de janeiro de 2019 até o momento)

Gerente: Daniela Viana

Consultores: Caroline Duarte, Ana Clara Macedo, Mariana Noronha, Mariana Silva, Denis Leite, Cláudio César e Thainara Santos

ANALISANDO A DOR DO CLIENTE

O cliente desejava abrir sua própria plataforma de crowdfunding imobiliário, mas não sabia se teria viabilidade de iniciar seu projeto, se poderia continuar com o mesmo CNPJ de sua empresa já existente ou se precisaria abrir uma nova, e qual seria a estrutura adequada para uma plataforma desta espécie. Ele também precisava saber como poderia regularizar sua plataforma na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reguladora do mercado de crowdfunding imobiliário no Brasil, seguindo os requisitos da Instrução Normativa 588/2017. Além disso, ele necessitava de uma análise completa sobre os seus principais concorrentes, quais eram suas vantagens e desvantagens, e onde sua empresa poderia se destacar e conquistar novos clientes e obter espaço e reconhecimento de mercado.


PROPOSTA DE SOLUÇÃO

O cliente possuía muitas demandas a serem atendidas para a abertura de seu empreendimento, envolvendo várias possíveis áreas de conhecimento necessárias como contabilidade gerencial, legislação tributária, legislação societária e comercial, planejamento estratégico, dentre outras; e bastante recursos humanos necessários. Sendo assim, foi proposto ao cliente uma consultoria continuada: uma consultoria ampla, envolvendo várias áreas de conhecimento e com entregas de demandas semanais; sendo renovada todo mês pelo cliente. Com esse sistema, o atendimento ao cliente pôde ser realizado de forma a atender todas as suas necessidades para estruturar e iniciar o seu negócio da forma mais competitiva no mercado possível!

CONHECIMENTO APLICADO

Vários conhecimentos foram aplicados durante a realização do projeto Rockefeller:

- Análise de mercado: Foi realizado um estudo aprofundado sobre o que era o crowdfunding imobiliário e como o cliente poderia tornar viável a abertura de sua plataforma, como ele poderia regularizar seu site junto à CVM e obter a autorização para o funcionamento, quais eram seus principais concorrentes e suas vantagens e desvantagens em relação à plataforma do cliente, e qual seria a estrutura adequada para a sua empresa.

- Planejamento estratégico: A estruturação de um modelo de negócios que fosse viável para a empresa, as possíveis formas de divulgação da plataforma como uma espécie de investimento confiável, a criação de meios para atendimento ao cliente de forma adequada, a análise de índices de rentabilidade para o primeiro empreendimento cujas cotas serão disponibilizadas para investimento e a precificação das cotas a serem vendidas também foram passos importantes para o sucesso do projeto.

- Análise de legislação: Foram realizadas análises da legislação relativa ao crowdfunding imobiliário (a IN CVM 588/17, que regula este mercado no Brasil) de forma que a plataforma do cliente pudesse ser autorizada pela CVM a funcionar; da legislação societária para a alteração dos Cadastros Nacionais de Atividade Econômica (CNAEs) e da razão social do CNPJ já existente do cliente de forma a abranger suas novas atividades; e da legislação tributária para entender quais seriam as obrigações acessórias a serem pagas por plataformas de crowdfunding imobiliário e como o cliente poderia obter desconto nessas obrigações.

RESULTADOS

Com o trabalho realizado pela Ábaco para o cliente dividido em várias reuniões e entregas, a estruturação do projeto de negócios foi um sucesso! O cliente conseguiu realizar uma estruturação do projeto viável e funcional para seus objetivos, obteve a autorização da CVM para seu funcionamento e em breve suas operações terão início, ajudando a democratizar o acesso a investimentos com alta rentabilidade para pessoas físicas e o acesso a financiamentos de empreendimentos com juros menores para pequenas construtoras de todo o Brasil, principalmente do Centro - Oeste.

Texto escrito por Caroline Albuquerque

Revisão: Hugo Ayres

147 visualizações