Buscar
  • Ábaco

Cases de Sucesso: Projeto Ateliê

Atualizado: 17 de Ago de 2019


BREVE DESCRIÇÃO DO CONTEXTO DO PROJETO

A Empresa Júnior Ateliê Muda é voltada para elaboração de projetos em arquitetura, urbanismo e paisagismo. A empresa é sem fins lucrativos e tem como objetivo fomentar o aprendizado prático do universitário e aproximá-los ao mercado de trabalho. No início de suas operações, devido a sua ampla cartela de serviços e por ser crucial na definição de um orçamento, encontrou como uma das primeiras dificuldades a precificação, visando ser justo com o cliente e ainda viabilizar o negócio.

EQUIPE RESPONSÁVEL

Diretor: Fernando César

Consultores: Caio de Oliveira, Gustavo Torres, Jennyffer Meschick e Thiago Gregório

ANALISANDO A DOR DO CLIENTE

Junto à dúvida de como seria a melhor forma de definir os seus serviços, a empresa tinha muitos questionamentos a como iniciar as suas operações e em como tornar em um negócio sustentável. O Plano de Negócio ainda não estava definido, o que também tornava uma necessidade a definição das estratégias operacionais, a inserção no mercado e a previsão dos resultados financeiros.


PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Foi definido que a primeira etapa seria a projeção de custos e do ponto de equilíbrio, visando identificar meios de otimizar os ganhos e diminuir os gastos; e quantificar o valor necessário para garantir a sua continuidade. Após isto, foi realizada uma análise de mercado com o intuito definir um preço competitivo e atrativo para o público alvo.

A segunda etapa foi reunir todos esses dados e construir uma precificação que fosse adaptável e ajustável às demandas de cada projeto, tomando como base as variáveis tamanho, tipo de projeto e grau de complexidade.


CONHECIMENTO APLICADO

PROJEÇÃO DE CUSTOS

Dos conhecimentos desenvolvido,s a projeção de custos foi uma forma de planejamento de manutenção, definindo os recursos que serão necessários no futuro e de que maneira controlá-los.

ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócios definiu as estratégias de comercialização e marketing, os objetivos estratégicos da empresa e as projeções financeiras. Além disto, aliado à análise de mercado, identificou os principais concorrentes e definiu um preço de venda que, além de cobrir todos os custos, é condizente com o mercado.

RESULTADOS

A partir da precificação realizada pela Ábaco e de como ela foi construída, o Ateliê conseguiu precificar e fazer orçamentos flexíveis e justos, variando de acordo com as especificidades de cada projeto. Além disto, com o plano de negócio consolidado e uma planilha personalizada, a previsão e o controle de gastos se tornou possível.

Texto escrito por: Jennyffer Meschick

Revisão: Hugo Ayres

84 visualizações