Buscar
  • Ábaco

Seis tributos que todo empreendedor precisa conhecer!




1) O que são tributos?

Tributos são considerados pagamentos obrigatórios que surgem a partir de uma certa ação e devem ser pagos especificamente em dinheiro. A ação que dá surgimento a esse pagamento, pode possuir um ativo ou realizar algum tipo de negociação envolvendo capital, os tributos podem ser também classificados como diretos ou indiretos.

2) Quais são os exemplos de tributos?

  • Impostos: valor pago ao estado para lidar com as despesas governamentais que colaboram com a população.


  • Taxas: valor cobrado pelo Poder Público e servem para custear os serviços públicos.


  • Contribuições: valor pago ao Governo para obter serviços públicos em que os valores variam de acordo com a renda do contribuinte.

3) Quais tributos os empreendedores precisam conhecer e por que?

É importante que todo empreendedor conheça os tributos que envolvam suas atividades e que se tornam posteriormente suas obrigações. Não estar atento a esses tributos podem causar prejuízos e complicações perante a justiça.

Os tributos que são importantes aos empreendedores se dividem em federais, estaduais e municipais. Entre eles estão:


  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica): Tributo Federal cujo pagamento é obrigatório para todas empresas com CNPJ ativo.


  • COFINS (Contribuição para o financiamento da Seguridade Social): Imposto Federal usado para financiar a seguridade social, cobrado com base na receita bruta da empresa.


  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): Imposto Federal sobre produtos industrializados.


  • CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido): Imposto Federal que incide sobre o lucro real da empresa.


  • ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) : Imposto Estadual sobre produtos e serviços em circulação.


  • ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza): Imposto Municipal sobre a prestação de serviços em geral.


Todos esses tributos são de extrema de importância de conhecimento dos empreendedores pois estes incidem sobre o setor administrativo e contábil da empresa e refletem, consequentemente, no resultado da empresa.

Conclusão

Os tributos são pagamentos que devem ser pagos ao governo e ao ser um empreendedor, é necessário estar ciente que diversos tributos são cobrados ao ter um negócio. Além disso, é preciso ter noção que os impostos e taxas influenciam no resultado da empresa, e por isso todo empreendedor deve conhecer os tributos que o alcançarão. Assim, faz-se necessário saber o porquê realizar uma análise tributária na sua empresa.


Precisa de ajuda para saber se esses tributos estão interferindo negativamente em seu negócio? Não perca tempo e entre em contato conosco!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo