top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Saiba como abrir sua empresa de uma vez por todas! Passo a passo completo:

Atualizado: 7 de mar. de 2022



Você sonha abrir seu próprio negócio, mas ainda não sabe como? Esse post é pra você! Aqui, te guiaremos e sanaremos as principais dúvidas durante o percurso de abertura de CNPJ, e te auxiliaremos a separar toda a documentação necessária para realizar seu sonho!

1. CUSTOS DE ABERTURA:


Os custos para abrir uma empresa não são fixos, e as taxas para o registro das empresas nos órgãos públicos variam de acordo com a cidade e com o estado de abertura.

Para ter uma estimativa de quanto será necessário desembolsar para abrir seu negócio, é necessário consultar os valores das taxas da Junta Comercial da cidade e do estado no qual a empresa será aberta. Além disso, caso haja a contratação de um profissional contábil para realizar o procedimento, seus honorários devem ser considerados.

É muito importante conhecer os custos de abertura, uma vez que estes devem ser considerados em seu orçamento inicial. Dessa maneira, fica mais fácil de criar um bom planejamento financeiro antes mesmo de criar seu CNPJ, além de evitar surpresas desagradáveis durante o percurso!

2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:


Os documentos necessários para a abertura de uma empresa variam de acordo com o estado e com a cidade da empresa e, também, de acordo com a atividade comercial que será exercida. Algumas atividades empresariais, por exemplo, exigem outros documentos como registro profissional, tais como OAB, CRM, CREA, etc.

DE MODO GERAL, OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ABERTURA DE UMA EMPRESA SÃO:

  • MOMENTO 1:

- RG e CPF;

- Comprovante de residência;

- Caso seja casado(a), certidão de casamento;

- Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

  • MOMENTO 2:

Após separar, com antecedência, os documentos listados no momento 1, o próximo passo é ir até a Junta Comercial, ou ao cartório, para protocolar seu pedido de registro. O local será designado de acordo com a atividade empresarial exercida.

Após o registro feito na Junta Comercial, ou no cartório, e seu requerimento aprovado, você terá seu CNPJ!

  • MOMENTO 3 (facultativo):

Alguns tipos de empresa precisam de um alvará de funcionamento, que serve de autorização para a empresa exercer suas atividades, em determinados locais, de acordo com as normas estabelecidas.

Geralmente, as empresas que são abertas dentro de um endereço residencial não necessitam de um alvará de funcionamento. Porém, para isso, é necessário que as atividades empresariais não envolvam armazenamento, carga ou descarga de mercadorias, e a circulação de pessoas no local não pode ser grande.

Caso o alvará seja necessário, com o CNPJ em mãos, o próximo passo é ir à prefeitura (ou outro órgão governamental municipal) de sua cidade solicitar o seu alvará!

3. OUTROS ITENS NECESSÁRIOS:


Além dos documentos necessários para abrir seu CNPJ, é necessário, também, possuir algumas informações relacionadas ao tipo do seu negócio, tais como:

- Nome da empresa;

- Modelo de negócio: franquia, assinatura, freemium, marketplace ou economia colaborativa.

- Qual o tipo de empresa: MEI, ME, EPP, Médio ou Grande Porte;

- Qual o regime jurídico da empresa: EI, EIRELI ou LTDA;

- Qual será a atividade exercida (CNAE);

- Qual será o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;

- Elaboração de um Contrato Social com a participação dos sócios.


  • CONSIDERAÇÕES FINAIS:

De modo geral, é possível realizar o processo de abertura de uma empresa sozinho. Porém, para garantir que não haja nenhum gasto a mais do que o necessário, ou nenhum item registrado de forma equivocada, é muito importante ter o auxílio de profissionais contábeis experientes e qualificados!

Tire o sonho de abrir sua empresa do papel! Entre em contato conosco, a Ábaco te ajuda!


Saiba também como escolher o tipo de empresa ideal para o seu negócio!



-----

Texto escrito por Nicole Bicalho


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page