Buscar

Planejamento orçamentário: tudo o que você precisa saber!

Atualizado: Nov 12



Introdução


Você conhece o planejamento orçamentário? É uma etapa extremamente importante na gestão empresarial! Para quem deu o primeiro passo no gerenciamento de negócios, a experiência é algo que oferece possibilidades ilimitadas de melhoria dos processos da empresa e tem diversos impactos positivos nos resultados.


O planejamento orçamentário permite que a organização formule previsões de receitas, despesas e investimentos, para um período específico ou um projeto determinado. Além disso, ele permite acompanhar se o plano foi satisfatório ou não.


Vamos te mostrar o que significa, os tipos de planejamento, a importância, as vantagens e como realizar o planejamento de maneira eficaz! Confira o texto completo no nosso Blog!

O que é planejamento orçamentário?


O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão da empresa muito importante, é também um dos pilares da gestão orçamentária e conta com o objetivo de estudar como planejar e monitorar o resultado empresarial. O plano orçamentário tem função de planejar as receitas, custos, despesas e investimentos da empresa, observando e controlando os próximos meses ou anos.


É uma maneira de se fazer a contabilidade reserva, pois a contabilidade trata do registro das entradas e saídas financeiras que ocorreram, já o planejamento financeiro tem a intenção de prever o futuro do negócio, para que o sua organização consiga se preparar para o que está por vir. Para isso, existem métodos e ferramentas eficazes que podem melhorar as tomadas de decisões.

Quais são os tipos de planejamento orçamentário?


O plano orçamentário é composto por várias estratégias de controle orçamentário, que possuem objetivos distintos em relação a: aplicabilidade, limitações, flexibilidade, aspectos, prazos previstos de estratégias diferentes, etc. Os tipos de planejamento são os seguintes:


  • Estático;

  • Flexível;

  • Incremental;

  • Matricial;

  • Contínuo;

  • Beyond budgeting;

  • Ajustado;

  • Base zero.

Em um ambiente corporativo, diante das diversas condições futuras do mercado, o planejamento é essencial para o equilíbrio financeiro. Os empreendedores que aprendem a implementar uma organização do orçamentária desfrutam de uma boa gestão do orçamento e inúmeras oportunidades de crescimento para suas empresas.

Entenda a importância de realizar o planejamento!


O plano orçamentário é fundamental para que se tenha um negócio saudável, isso ocorre porque o planejamento mostra a visão da empresa em números. Para se ter o controle, a empresa deve realizar o plano em períodos necessários, pois o instrumento pode ser utilizado como um termômetro, demostrando se a empresa está gerando lucro ou não para os seus sócios.


Além disso, pode servir também como um a bússola para orientar as decisões sobre os investimentos e alavancar o capital da organização. O que torna este planejamento tão importante, é sua capacidade de fornecer dados e informações para apoiar a tomada de decisões, uma vez que, sem ela, a gestão da empresa vai operar, muitas vezes, sem saber que caminho deve seguir.

Quais são as suas vantagens?


Se você escolhe um plano para sua empresa, terá diversos pontos positivos, como, por exemplo, ajudar a desenvolver os indicadores de desempenho do negócio. Confira as principais vantagens dessa ferramenta no seu negócio:


  1. Orçamento organizado: a organização do orçamento é essencial para que as empresas gerenciem com eficácia. Também é importante para controlar os recursos financeiros ao longo do tempo.

  2. Reduzir custos desnecessários: o plano facilita a identificação de quais são os gastos necessários para a empresa, evitando excessos e economizando para investimentos importantes. No caso das despesas recorrentes (como: água, eletricidade, combustível, mercadorias, etc.), se estiverem previstas dentro do plano, elas podem ser melhor controladas.

  3. Transparência: os detalhes dos gastos tornam os dados da empresa mais transparentes e evitam informações errôneas. Além disso, a transparência dos resultados pode determinar o caminho de desenvolvimento da sua empresa e proporcionar segurança na tomada de decisão.

  4. Cálculo detalhado: o planejamento orçamentário permite calcular todas as despesas de modo detalhado, como resultado, tornando-se mais fácil entender onde é gasto mais dinheiro do que deveria e onde precisa de mais investimento. Ou seja, é possível olhar para todos os seus gastos a médio e a longo prazo.

Como fazer o planejamento de forma eficaz?


Agora que você sabe a importância e as vantagens do planejamento orçamentário, aqui estão algumas dicas importantes para sua empresa usar essa ferramenta.


O plano de orçamento deve ser feito com calma e paciência, é imprescindível que seja feito de forma criteriosa e que o prazo seja definido com antecedência antes do pagamento. Os profissionais da área financeira são convidados a participar da construção desse planejamento, mas você também pode contratar uma empresa especializada para auxiliá-lo no manuseio desse material.


Para criar um plano de orçamento, liste todas as fontes de recursos da empresa em detalhes, isso inclui vendas, empréstimos obtidos e outras fontes de receita. Além disso, inclua seus custos, despesas e investimentos. Essa classificação de receitas e despesas deve levar em consideração as necessidades de gestão de cada empresa, visando responder às perguntas do tomador de decisão.


Para tornar os números mais transparentes, as situações possíveis pelas quais a empresa deve passar devem ser simuladas, do mais otimista ao mais pessimista. Portanto, será possível identificar a melhor decisão a ser tomada, além de entender seus gastos de forma mais realista e assim evitar perdas.

Quais são seus benefícios para os negócios?


O plano orçamentário é essencial para organizar a gestão financeira e manter a saúde do negócio, orientando os gestores sobre como aplicar recursos durante o período estimado, a fim de atingir metas e trazer múltiplos benefícios para o negócio, como:


  • Melhorar gerenciamento de recursos;

  • Determinar os objetivos e as metas;

  • Obter base para a tomada de decisões estratégicas;

  • Melhorar controle de custos e despesas;

  • Manter a empresa com saldo positivo;

  • Melhorar a gestão de pessoas;

  • Demonstrar assistência ao plano de vendas;

  • Ajudar a prever o fluxo de caixa de médio e longo prazo;

  • Definir melhor o preço de venda.

Elementos para fazer um bom planejamento orçamentário


  • Orçamentário mensal: a organização do orçamento mensal é fundamental para controlar as entradas e saídas de caixa da empresa;

  • Orçamento anual: é importante planejar a aplicação dos recursos financeiros da empresa ao longo do ano;

  • Fluxo de caixa: é a ferramenta básica para o controle e planejamento das finanças da empresa, é por meio dele que se desenha o saldo disponível para que se tenha capital de giro no negócio.


Se engana quem pensa que o planejamento orçamentário só deva ser feito nas grandes empresas, pois ele aparece cada vez mais no dia a dia das micro, pequenas e médias empresas podendo auxiliar em vários aspectos.


Conclusão


Por fim, o planejamento orçamentário é uma ferramenta para garantir o normal funcionamento da empresa ao longo do tempo. Sua execução é fundamental para a correta gestão da organização, uma vez que somente com um bom planejamento a empresa pode continuar a crescer.


O plano orçamentário é a base das operações comerciais, portanto o método para realizar o planejamento da melhor forma possível é importante para saúde empresarial.


E aí, restou alguma dúvida sobre o tema? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Fale conosco por meio da nossa página do Instagram ou pelo nosso site!


_________

Texto escrito por Andreina Magalhães