top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Nutricionista não pode ser MEI, confira as melhores opções.


Como já comentado em outros textos, existem limitações para uma empresa ser MEI, por isso vários ramos de negócios não se encaixam nesse tipo de microempresa. Assim, veremos hoje os motivos e quais outras possibilidades um nutricionista pode ter para abrir sua microempresa e começar seu negócio com o pé direito.


1- Empreendendo no ramo da nutrição

Aquele que decidir empreender na área da nutrição deve se manter atento às normas jurídicas que rodeiam esse tipo de empresas. Logo de cara se pode notar a impossibilidade de se abrir a microempresa como MEI (microempreendedor individual) isso ocorre devido ao fato que empresas MEI devem seguir regras específicas e uma delas é que a atividade praticada na companhia não pode ser intelectual ou regulamentada. Com isso, advogados, médicos, engenheiros, veterinários, nutricionistas e várias outras profissões não se encaixam como MEI.

No entanto, esse fato não é motivo para gerar desânimo, haja vista que existem diversas outras possibilidades para um nutricionista abrir sua microempresa. A primeira e excelente opção que vem em mente é ME (microempresa) que se deriva em diferentes tipos de sociedade, que é destinado a vários tipos de microempreendedor, inclusive nutricionistas.


2- Melhores sociedades para Nutricionista.


Com várias opções muito utilizadas 3 valem ser mencionadas nesse texto:

  • Eireli: a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada tem como característica principal ser formada por um único sócio ou seja tem apenas um dono.

  • Sociedade Empresária Limitada: com duas ou mais pessoas em sua composição a sociedade limitada, tem como característica a separação de contas pessoais da empresa. Com isso, os donos não podem ser responsabilizados pelos possíveis prejuízos da companhia.

  • Sociedade Simples: dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade.

Assim, essas 3 opções se tornam as mais viáveis para os nutricionistas.

3- Impostos cobrados pelo simples nacional.

O simples nacional é desde 1996 o sistema de tributação utilizada no Brasil, e nele existem diversos anexos com alíquotas estipulando a quantidade de impostos cobrados em determinadas profissões. Assim, caso o nutricionista queira abrir um consultório, a dica da Ábaco é que você entre no anexo III do Simples Nacional.

4- Conclusão

Desse modo, fica claro que nutricionistas não podem utilizar MEI como forma de abrir suas empresas, mas existem outras opções que irão suprir o seu objetivo!

Quer saber como abrir seu próprio negócio da forma correta? Entre em contato com a Ábaco 💙




 

Texto escrito por João Musso


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page