Dentro do contexto empresarial, a tomada de decisão em relação ao preço de produtos e serviços pode ser um processo muito difícil quando não há o uso de um método de precificação adequado.
Visando facilitar esse processo, o Markup é um indicador capaz de calcular o preço utilizando como base os custos atrelados à compra/produção de um serviço ou produto e também incluir uma margem de lucro estabelecida pelo gestor.
Ao final do artigo, após a explicação dos passo a passo, abordaremos um exemplo prático de como calcular o Markup de um produto fictício.
Nesse artigo você verá:
O que é o Markup
Como calculá-lo
Um exemplo de aplicação do Markup
O que é o Markup?
Markup é um indicador aplicado sobre o custo de um produto (ou serviço) para a determinação do preço de venda. Esse método propõe determinar o preço de venda sem deixar de cobrir todas as despesas vinculadas à essa operação e sem deixar de incorporar uma margem de lucro esse preço.
Vale lembrar que o Markup é um indicador simplificado e não representa integralmente a realidade de mercado, o que torna a análise de mercado junto a ele etapa indispensável para a determinação do preço de venda.
E como calculá-lo?
O Markup é composto por 3 variáveis: o percentual de despesas fixas, o percentual de despesas variáveis e a margem de lucro.
Para calculá-lo, basta seguir os seguintes passos:
1º Calcule o percentual de despesas fixas
As despesas fixas são as que não tem relação direta com o produto, ou seja, não estão ligadas com as vendas mensais e com os custos de produção. Sua principal característica é a periodicidade: elas ocorrem todos os meses, independentemente do volume de vendas.
Os exemplos de despesas fixas mais comuns nas empresas são os aluguéis, as cobranças de água e luz, a folha de pagamento dos colaboradores e os seguros.
2º Calcule o percentual de despesas variáveis
As despesas variáveis são as que estão diretamente relacionadas ao produto: quanto maior a capacidade do seu negócio em realizar vendas, maior é o valor dessas despesas.
Nessa categoria entram os valores gastos com matéria-prima, com pagamento de impostos, com comissão de vendas, etc.
OBS: é recomendado um estudo de viabilidade econômica para a realização do cálculo das despesas variáveis e fixas. Em breve escreveremos um post sobre o tema.
3º Estabeleça a margem de lucro
A margem de lucro é a porcentagem aplicada sobre os custos e determina quanto a empresa ganhará em cima daquela venda.
É recomendável que seja realizada uma análise de mercado antes e conferir qual a margem de lucro média praticada pela concorrência. Estabelecer uma margem de lucro muito elevada resulta na diminuição da demanda pelo seu produto, o que tem como consequência a diminuição do número de vendas.
4º Calcule o indicador Markup
Com todas as variáveis estabelecidas, é só aplicar na seguinte fórmula:
5º Multiplique o preço do custo pelo o indicador encontrado
Vamos supor que o custo do seu produto é R$ 100,00 e o seu Markup resultou em 1,5. Agora basta multiplicar os dois valores:
Logo, o preço de venda seria R$ 100,00 x 1,5 = R$ 150,00.
Exemplo de aplicação de Markup
Suponha que você tenha uma livraria e venda livros cujo:
Custo unitário: R$ 20,00
Despesas Fixas: 20%
Despesas Variáveis: 30%
Margem de lucro estabelecida: 10%
Logo:
Com o valor do Markup e o custo unitário, agora basta efetuar a seguinte multiplicação:
Com isso, o livro deveria ser vendido por R$ 50,00 para cobrir todas as despesas fixas e variáveis e ainda garantir a margem de lucro de 10%.
E aí, restou alguma dúvida sobre o Markup? Conte para gente nos comentários!
Olá, pessoal! Parabéns pelo conteúdo!
Uma dúvida: a fórmula do Markup é sempre essa, certo? O valor de 100 é padrão, correto?