Buscar
  • Ábaco

Case de Sucesso: Aurélio Dias



BREVE DESCRIÇÃO DO CONTEXTO DO PROJETO


O cliente procurou a Ábaco em outubro de 2019, buscando otimizar os resultados de sua loja de roupas, por meio da diminuição das despesas ou do aumento no valor dos lucros.


O projeto contou com um estudo da análise econômico-financeira da empresa, a análise dos processos de compra e venda, a fim de verificar os déficits e os gargalos da empresa, a montagem da planilha do estoque atual da empresa, uma análise do capital de giro da empresa e uma montagem da política de compras.

EQUIPE RESPONSÁVEL


Gerente: Fernando César

Consultores: Daniele Bomfim, Gustavo Mamede, Sérgio Cunha

ANALISANDO A DOR DO CLIENTE


A proposta inicial foi cortar os gastos do empreendimento em determinado valor ou aumentar a receita no mesmo valor. Para chegar ao objetivo, foi feito um estudo das compras da empresa, em que foram identificados pontos a serem melhorados, relacionados à critérios de análise das propostas comerciais, critérios de pagamento e controle das mercadorias.


Em relação às vendas, durante o processo foram analisados pontos importantes do processo, sendo eles o acompanhamento de clientes, a negociação do produto, o pagamento, a entrega e o uso dos sistemas. Após o estudo dos processos, encontrou-se mais alguns pontos de atenção ligados a formalização da compra e dificuldades no registro da venda no sistema.

PROPOSTA DE SOLUÇÕES


Com base nos pontos de melhoria apontados, a Ábaco elaborou a proposta de solução. No que tange aos gargalos encontrados no modelo de compras da empresa, a Ábaco propôs a montagem de uma planilha para controle do estoque, definindo um estudo das compras da empresa, a fim de criar uma base para auxiliar os gestores no processo.


Já em relação ao sistema de compras, realizamos um acompanhamento do processo, além de conversas com os gestores para encontrar maneiras de solucionar os problemas. Ademais, a Ábaco promoveu uma análise dos custos do empreendimento, que consistiu na contagem dos estoques e na criação de uma planilha de controle.


Nesta fase todas as peças de roupa da empresa foram contabilizadas e categorizadas.

Todas essas iniciativas foram efetuadas no intuito de realizar um diagnóstico da realidade da empresa e, a partir desta análise, procurar as melhores soluções, para atingir o objetivo almejado pelo cliente de forma realista e planejada.

CONHECIMENTO APLICADO

ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA EMPRESA

Visando verificar a saúde financeira da empresa, foi executada uma análise econômico-financeira analisando sua capacidade de sobrevivência, bem como seu desenvolvimento.


Para tanto, foi necessária a verificação dos principais demonstrativos do ano de 2018 e 2019 e dos seus devidos indicadores. As Demonstrações Contábeis analisadas foram Balanço Patrimonial, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração do Resultado do Exercício.


IDENTIFICAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

O capital de giro é a folga financeira de curto prazo que a empresa precisa considerar, com o objetivo de viabilizar suas operações. O capital de giro é representado pela fórmula em que se deduz do ativo circulante o passivo circulante, resultando nessa “graxa” financeira que irá mover as “engrenagens” das operações, sem ser consumida por elas.


Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco. O dimensionamento do capital de giro é realizado com base nos seguintes grupos de contas: Ativo Circulante e Passivo Circulante.


INVESTIMENTOS

Após a análise dos extratos mensais e a verificação da carteira de investimentos, a Ábaco promoveu uma análise do valor que a empresa investe mensalmente e, em seguida, sugeriu maneiras de otimizar os ganhos com aplicação mensais de determinado valor do fluxo de caixa em ativos mais rentáveis.

RESULTADOS


O resultado do projeto levou ao atingimento da meta. Com os cortes de gastos desnecessários na estocagem e o melhoramento do giro de estoque, foi possível cortar custos, além da orientação acerca dos investimentos, em que foi possível aumentar as receitas.


O principal gargalo da empresa foi identificado na análise do estoque, devido ao excesso de compras e o baixo índice de vendas de certos produtos. Como solução, foi desenvolvido um manual de políticas de compras e estoque de segurança.

Portanto, por meio dos esforços aplicados no projeto, foi possível chegar ao objetivo traçado pelo cliente.

LEIA TAMBÉM: Case de Sucesso: Projeto Multicoisas

DEPOIMENTO


“Nada a criticar, pelo contrário, a equipe é muito competente e muito coesa. O trabalho de todos os envolvidos foi excelente. Um agradecimento especial ao Fernando que nos apresentou o projeto, ao Sergio que realizou as entrevistas e encontrou falhas em nossa forma de investimento, à Dani que foi excepcional com seu trabalho super detalhado e organizado e ao Gustavo que criou uma metodologia de organização para os funcionários da loja.


Já vimos grande melhora no dia a dia e por termos seguido a recomendação de reduzir as compras, vamos ter menos uma preocupação nesse período de crise. Muito obrigada por tudo e sucesso na vida acadêmica e profissional de vocês!”

__________________

Texto escrito por Vinícius Castro

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo