BREVE DESCRIÇÃO DO CONTEXTO DO PROJETO
O cliente procurou a Ábaco em outubro de 2019, buscando otimizar os resultados de sua loja de roupas, por meio da diminuição das despesas ou do aumento no valor dos lucros.
O projeto contou com um estudo da análise econômico-financeira da empresa, a análise dos processos de compra e venda, a fim de verificar os déficits e os gargalos da empresa, a montagem da planilha do estoque atual da empresa, uma análise do capital de giro da empresa e uma montagem da política de compras.
EQUIPE RESPONSÁVEL
Gerente: Fernando César
Consultores: Daniele Bomfim, Gustavo Mamede, Sérgio Cunha
ANALISANDO A DOR DO CLIENTE
A proposta inicial foi cortar os gastos do empreendimento em determinado valor ou aumentar a receita no mesmo valor. Para chegar ao objetivo, foi feito um estudo das compras da empresa, em que foram identificados pontos a serem melhorados, relacionados à critérios de análise das propostas comerciais, critérios de pagamento e controle das mercadorias.
Em relação às vendas, durante o processo foram analisados pontos importantes do processo, sendo eles o acompanhamento de clientes, a negociação do produto, o pagamento, a entrega e o uso dos sistemas. Após o estudo dos processos, encontrou-se mais alguns pontos de atenção ligados a formalização da compra e dificuldades no registro da venda no sistema.
PROPOSTA DE SOLUÇÕES
Com base nos pontos de melhoria apontados, a Ábaco elaborou a proposta de solução. No que tange aos gargalos encontrados no modelo de compras da empresa, a Ábaco propôs a montagem de uma planilha para controle do estoque, definindo um estudo das compras da empresa, a fim de criar uma base para auxiliar os gestores no processo.
Nesta fase todas as peças de roupa da empresa foram contabilizadas e categorizadas.
Todas essas iniciativas foram efetuadas no intuito de realizar um diagnóstico da realidade da empresa e, a partir desta análise, procurar as melhores soluções, para atingir o objetivo almejado pelo cliente de forma realista e planejada.
CONHECIMENTO APLICADO
ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA EMPRESA
Visando verificar a saúde financeira da empresa, foi executada uma análise econômico-financeira analisando sua capacidade de sobrevivência, bem como seu desenvolvimento.
Para tanto, foi necessária a verificação dos principais demonstrativos do ano de 2018 e 2019 e dos seus devidos indicadores. As Demonstrações Contábeis analisadas foram Balanço Patrimonial, Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração do Resultado do Exercício.
IDENTIFICAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
O capital de giro é a folga financeira de curto prazo que a empresa precisa considerar, com o objetivo de viabilizar suas operações. O capital de giro é representado pela fórmula em que se deduz do ativo circulante o passivo circulante, resultando nessa “graxa” financeira que irá mover as “engrenagens” das operações, sem ser consumida por elas.
Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco. O dimensionamento do capital de giro é realizado com base nos seguintes grupos de contas: Ativo Circulante e Passivo Circulante.
INVESTIMENTOS
Após a análise dos extratos mensais e a verificação da carteira de investimentos, a Ábaco promoveu uma análise do valor que a empresa investe mensalmente e, em seguida, sugeriu maneiras de otimizar os ganhos com aplicação mensais de determinado valor do fluxo de caixa em ativos mais rentáveis.
RESULTADOS
O resultado do projeto levou ao atingimento da meta. Com os cortes de gastos desnecessários na estocagem e o melhoramento do giro de estoque, foi possível cortar custos, além da orientação acerca dos investimentos, em que foi possível aumentar as receitas.
O principal gargalo da empresa foi identificado na análise do estoque, devido ao excesso de compras e o baixo índice de vendas de certos produtos. Como solução, foi desenvolvido um manual de políticas de compras e estoque de segurança.
Portanto, por meio dos esforços aplicados no projeto, foi possível chegar ao objetivo traçado pelo cliente.
DEPOIMENTO
“Nada a criticar, pelo contrário, a equipe é muito competente e muito coesa. O trabalho de todos os envolvidos foi excelente. Um agradecimento especial ao Fernando que nos apresentou o projeto, ao Sergio que realizou as entrevistas e encontrou falhas em nossa forma de investimento, à Dani que foi excepcional com seu trabalho super detalhado e organizado e ao Gustavo que criou uma metodologia de organização para os funcionários da loja.
Já vimos grande melhora no dia a dia e por termos seguido a recomendação de reduzir as compras, vamos ter menos uma preocupação nesse período de crise. Muito obrigada por tudo e sucesso na vida acadêmica e profissional de vocês!”
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Texto escrito por Vinícius Castro
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