Buscar

5 conceitos da Contabilidade que todo empreendedor precisa saber



Gerenciar um estabelecimento ou empresa não é algo fácil, esse desafio exige coragem, o empreendedor é um dos responsáveis por buscar fazer uma boa análise, estudar e tomar as decisões de seu negócio.


Para se ter uma boa gestão é importante observar os aspectos contábeis, existem alguns processos que devem ser realizados e saber sobre o assunto vai te trazer muitos resultados positivos.


Nós vamos mostrar alguns conceitos importantes para você que está iniciando no empreendedorismo ou para você que não tem familiaridade com os termos. Continue aqui e fique por dentro de conceitos contábeis que você precisa saber para melhorar a gestão do seu negócio!


1) Balanço Patrimonial


É um demonstrativo que é exigido em boa parte das empresas, com exceção das empresas rurais e microempresas. Ele é constituído por várias contas da empresa as quais, ao serem organizadas, compõem 3 divisões maiores: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. A partir disso, é possível analisar a situação da empresa, com a finalidade de mostrar o lado contábil, financeiro e econômico em uma data específica.



Vale ressaltar também que Ativos = Passivo + Patrimônio Líquido



2) Ativo


Considerado um dos principais grupos do Balanço Patrimonial, porque mostra os bens e direitos de uma empresa, o ativo se divide em ativo circulante e ativo não circulante.


Ativo Circulante: de forma simplificada, são aqueles que podem ser transformados em dinheiro em um curto prazo de tempo.

Exemplo: Estoques pertencem ao Ativo Circulante, pois bastam que apenas sejam vendidos para serem convertidos em dinheiro.


Ativo Não Circulante: são aqueles convertíveis em dinheiro apenas a longo prazo, ou seja, após 12 meses.

Exemplo: Realizável a longo prazo, que são as receitas previstas para serem recebidas após mais de 12 meses.



3) Passivo


São as obrigações que a empresa tem com terceiros, dívidas, impostos, salários e entre outras. Então, quanto maior o passivo, maior será o valor devido para fornecedores, bancos, etc.


Passivo Circulante: mesmo conceito de ativo circulante, porém são obrigações a serem pagas a curto prazo.

Exemplo: Financiamento a pagar em menos de 12 meses.


Passivo Não Circulante: são obrigações a serem pagas a longo prazo, ou seja, mais de 12 meses.

Exemplo: Financiamento a pagar em mais de 12 meses.



4) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)


Representa o resumo das receitas e despesas de uma empresa com um regime de competência (isso quer dizer que as informações devem ser registradas no momento em que ocorreram), ela oferece, de maneira ordenada as contas de resultados, que chegando ao final do resultado podem ser consideradas lucro ou prejuízo.


A DRE também é muito importante para contabilidade, pois através dela pode se identificar possíveis situações ruins e resolvê-las a tempo. Ela é elaborada anualmente, mas tem empresas que preferem realizá-las mensalmente para se manter informado.




5) Indicadores


São tirados dos demonstrativos contábeis, ou seja, do Balanço Patrimonial e da DRE e são eficientes para recolher as informações, podendo ajudar nas tomadas de decisão do seu negócio, sendo indicadores quantitativos que auxiliam a sua empresa na elaboração de qualquer planejamento.


Alguns deles são:


- Índice de endividamento: ela relata o quanto a empresa está endividada, considerando o ativo e passivo de um empreendimento;

- Índice de rentabilidade: ela busca mostrar de forma evidente se a empresa é rentável ou não;

- Ciclo operacional: apresenta em quanto tempo a empresa gera para receber o valor de uma venda realizada.


Saber os ciclos operacionais, financeiros e econômico são extremamente relevantes para a estratégia da sua empresa, aprenda a calculá-los e analisá-los aqui.


Conclusão


Como podemos observar, apresentamos apenas alguns conceitos, mas a contabilidade é composta de vários outros. Para entender mais a fundo é necessário o conhecimento de outros termos os quais você também encontra aqui no nosso blog.


Desse modo, a sua empresa conseguirá realizar um planejamento eficaz, permitindo ao gestor tomar boas decisões. Saber sobre o Lucro Operacional e como calculá-lo é um ponto importante para o aprofundamento sobre o tema, caso queira aprender sobre clique aqui.


E aí, o que você achou do tema de hoje? Precisa de ajuda? Entre em contato conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site!



__________

Texto escrito por Andreina Magalhães


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo