top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Índice de Rentabilidade: saiba o que é e como calcular!



Você sabe como calcular os resultados da sua empresa? Todo empreendedor deseja que seu negócio gere resultados positivos, mas muitos não sabem como realizar essa mensuração.


Nesse sentido, uma das formas de avaliar o desempenho da entidade é por meio de Índices de Rentabilidade, pois eles revelam a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir dos investimentos realizados nela!

Nesse post, vamos te mostrar o que são Índices de Rentabilidade e como calculá-los!


O que é Índice de Rentabilidade?


É a principal ferramenta para avaliar o desempenho do empreendimento, pois evidencia o tipo de retorno que a empresa gerará, podendo ser em relação a investimentos financeiros, a seus ativos e ao seu patrimônio líquido.


Diante disso, são indispensáveis para realizar uma boa contabilidade, por meio deles é possível saber se a empresa é rentável ou não, proporcionando uma melhor visualização dos resultados obtidos.


Por essas razões, esses são os indicadores que mais interessam sócios, gestores e investidores, uma vez que demonstram o retorno dos recursos aplicados no empreendimento.


Principais Índices de Rentabilidade


Existem diversos índices de rentabilidade, entre os principais estão: Margem Líquida, Margem Bruta, ROA, ROE, Giro do Ativo e Payback.


1. Margem Líquida


A Margem Líquida tem como função comparar o lucro líquido da empresa, em relação à receita líquida de um determinado período, tendo como resultado o percentual de lucro que a organização obteve em relação ao seu faturamento. Pode ser encontrada por meio da relação entre o lucro líquido do período sobre as vendas líquidas.


Margem Líquida = (Lucro Líquido / Receita Líquida) x 100


2. Margem Bruta


Esse índice evidencia quanto a empresa ganha com a venda de seus produtos. A Margem bruta tem a função de comparar o lucro bruto de uma organização em relação às vendas líquidas em um determinado período. Pode ser encontrada por meio da relação entre a receita bruta do período sobre a receita líquida.


Margem Bruta = (Receita Bruta / Receita Líquida) x 100


3. ROA - Retorno sobre o Ativo


O indicador Retorno sobre o Ativo (ROA) mensura o retorno gerado pelos ativos da empresa, demonstrando qual foi o retorno do lucro líquido em relação ao ativo da empresa. O percentual de retorno sobre o ativo pode ser encontrado por meio da relação entre o lucro líquido do período sobre o ativo total.


ROA = (Lucro Operacional / Ativo Total) x 100


4. ROE - Retorno sobre o Patrimônio Líquido


O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) demonstra a rentabilidade dos recursos próprios aplicados na empresa. Este é um dos indicadores mais procurados pelos investidores, pois reflete o rendimento do capital aplicado na empresa. O percentual de rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido pode ser encontrado por meio da relação entre o lucro líquido do período sobre o Patrimônio Líquido total.


ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100


5. Giro do Ativo


O Giro do Ativo indica o número de vezes que o Ativo da empresa girou e transformou-se em dinheiro em um determinado período, comparando com as vendas realizadas, ou seja, demonstrando a efetividade da utilização dos recursos.


Ele pode ser considerado como um indicador de eficiência que mede como uma determinada empresa utiliza seus ativos, quanto maior as vendas, mais eficiente os ativos da empresa serão utilizados. Pode ser encontrado por meio da relação entre as vendas líquidas de um determinado período sobre o ativo total.


Giro do Ativo = (Receita Líquida Anual / Ativo Total) x 100


6. Payback


Esse é um indicador utilizado para calcular o período de retorno de investimento em um projeto. O payback fornece ao investidor a estimativa de quanto tempo vai levar até que ele recupere sua aplicação inicial. Pode ser encontrado por meio da relação entre investimento inicial sobre o resultado médio do fluxo de caixa, seu resultado se dará em meses.


Payback = (Investimento inicial / Resultado médio do fluxo de caixa)


Conclusão


Diante das informações apresentadas, foi possível perceber a importância e a aplicação dos Índices de Rentabilidade, uma vez que por meio deles é possível ter a visão geral da efetividade financeira da empresa, pois servem para mensurar a rentabilidade do seu negócio.


Utilizados, eles podem contribuir para a evolução interna, sendo de grande utilidade para gerentes e administradores, quanto para a evolução externa à empresa e para possíveis investidores, pois assim será possível visualizar suas necessidades financeiras.


E aí, o que você achou do tema de hoje? Quer mais informações? Entre em contato conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site!


__________

Texto escrito por Maria Eduarda Ferreira

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page