Em uma empresa, é muito provável que ocorra vários problemas principalmente por falhas gerencias, no entanto para que tenha resultados positivos e satisfatórios no seu negócio, é necessário evitar esses tipos de erros.
Primeiramente, ao se deparar com erros gerenciais é preciso identificar o erro, mas não focar diretamente no problema em si, mas sim direcionar seus esforços na solução desse problema. Dessa forma, é mais provável que essa ação permita que o problema não volte a surgir outras vezes.
Tipos de Falhas:
1) Controle de estoque
Por se tratar de uma das operações mais sensíveis da empresa, o controle de estoque pode se tornar um desafio muitas vezes. Um controle de estoque bem sucedido pode evitar desperdícios.
2) Produção atrasada
Os eventuais atrasos na produção geralmente são causados por falta de planejamento e gerenciamento do processo, sendo uma etapa bem importante para o sucesso empresarial.
3) Atividade comercial
O mercado de hoje é muito competitivo, por isso muitas empresas encontram muitas dificuldades na hora de fechar o negócio.
Como posso solucionar essas falhas?
Assim como foi abordado, antes de tudo é necessário identificar o problema para chegar à sua raiz, com o objetivo de fazer com que o erro não ocorra novamente. Para isso é preciso ter foco na solução, pois a partir do momento que a empresa consegue impedir as falhas dos processos antes de acontecer, as atividades são efetuadas com mais segurança e eficiência.
Como ferramenta, pode-se usar o ciclo PDCA que consiste em (1) Planejar, (2) Desenvolver, (3) Checar, (4) Agir. Ela é explicada na postagem Gestão da qualidade: entenda como fazer a sua (clique aqui).
Ele basicamente serve como uma ferramenta de aperfeiçoamento contínuo dos processos. A ideia inicial é que você faça o mapeamento deles, ou seja, descrever todas as partes envolvidas no processo e o que elas fazem. Após isso, identifica-se os problemas, e faz-se análises. Por fim, parte-se para o planejamento da execução, ou seja, inicia-se o Ciclo PDCA.
Definem-se metas e para atingi-las constrói-se um planejamento. Por conseguinte, acompanha-se seu desenvolvimento, checando se os resultados são coerentes com as metas. Caso não, o gerente ou responsável pelas decisões age, mudando suas ações, interferindo novamente no planejamento.
Conclusão
Além de solucionar os problemas, é importante nesse processo que haja implementação de melhorias a partir das falhas identificadas, pois a partir do momento que o erro é identificado, torna-se possível fazer uma análise de modo que otimize os procedimentos já realizados.
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