top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Vantagens do IFRS


O International Financial Reporting Standards (IFRS) é um conjunto robusto e abrangente de padrões contábeis globais que foi adotado por várias jurisdições ao redor do mundo. Seu objetivo é fornecer às empresas uma linguagem universal para relatórios financeiros, garantindo consistência nas informações além das fronteiras.

Uma dessas jurisdições em que a adoção do IFRS se mostrou vantajosa é o Brasil. O país reconheceu a importância de alinhar suas práticas de relatórios financeiros com os padrões contábeis globais e melhorar sua qualidade. Consequentemente, adotou o IFRS como forma de melhorar a transparência e a comparabilidade em suas operações comerciais. A implementação bem-sucedida do IFRS no país trouxe inúmeros benefícios. Por exemplo, houve redução do gerenciamento de resultados, um problema que já havia afetado as empresas brasileiras .

A adoção também aumentou a relevância e a comparabilidade das informações contábeis, com as demonstrações financeiras, apresentando maior relevância, transparência e a confiabilidade dos relatórios contábeis, além de melhorar a reputação do país na comunidade empresarial internacional e atrair investidores estrangeiros.



Por que IFRS e não GAAP ?


Devido à realidade econômica e cultural semelhante aos outros países que utilizam o IFRS, o Brasil apresenta uma melhor adaptabilidade a esse sistema de normas contábeis em comparação ao GAAP, utilizado nos Estados Unidos. Embora muitas empresas brasileiras tenham seus títulos negociados na bolsa americana, a maioria de seus principais parceiros econômicos é oriunda da América do Sul e da Europa Central, áreas que predominantemente utilizam o IFRS.



Vantagens da implementação:


1. Melhor compreensão e transparência

2. Facilitação de investimentos estrangeiros

3. Comparabilidade internacional

4. Melhoria da gestão financeira

5. Reconhecimento internacional

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page