top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Valuation: a importância de saber o valor da sua empresa!



Introdução


Uma questão que pode surgir na jornada do empreendedor é “quanto a minha empresa vale?”. Alguns dos momentos em que esta dúvida pode surgir é no momento de tentar conseguir aportes de capital ou quando se pensa em vender a empresa.


Ao saber o valor do negócio, o empresário consegue se planejar para o futuro, identificando as melhores oportunidades e driblando possíveis obstáculos que possam surgir.


Diante disso, é importante saber o conceito de “valuation”. Para compreender este conceito significa entender que sua empresa possui um valor de mercado, saber como chegar a este valor e compreender a importância disto.


O que é valuation?


Valuation é, de maneira geral, o valor do empreendimento. Para calcular este valor, basta somar o valor presente com a capacidade financeira que a empresa representa para o futuro, ou seja, a análise envolve a posição do empreendimento no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.


Ao executar a análise do valuation, os responsáveis pelo processo avaliam diversos componentes da empresa e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, como a relação com o cliente, a tecnologia empregada nos processos, além da própria marca. O Sebrae destaca os seguintes benefícios deste processo:


  • Identificar as características que o valorizam;

  • Entender aspectos que o fazem valer menos;

  • Saber quanto pode ser investido;

  • Entender o crescimento ao longo dos anos;

  • Negociar, de forma justa, o valor da empresa com o societário.


Metodologias de Cálculo


Caso a empresa tenha condições de gerar fluxo de caixa livre futuro, significa que o empreendimento tem valor. Alguns fatores de solidez a serem considerados neste recorte são a solidez da marca, posicionamento, imagem e patente. O Sebrae sugere as seguintes etapas para identificar o valor:


  • Calcular o valor aproximado do fluxo de caixa para os próximos anos, ou seja, o que será recebido e gasto;

  • Estipular uma taxa de desconto, identificando os riscos de investimento, tendo como base a bolsa de valores;

  • Somar os resultados aos valores presentes.

Conclusão


Compreender o que é valuation e manter o cálculo do seu negócio sempre atualizado é muito importante. Ademais, essa análise pode proporcionar ganhos para o próprio desenvolvimento do negócio, como:

  • Garantir que o gestor identifique aspectos positivos do negócio, que se mostrem como diferencial em relação aos concorrentes, assim como aqueles que necessitam de mais investimento e atenção;

  • Auxilia na criação de estratégias mais concretas para o empreendimento, além de permitir o acompanhamento dos resultados.


E aí, o que você achou do tema de hoje? Quer mais informações? Entre em contato conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site!


__________

Texto escrito por Vinícius Castro

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page