Buscar
  • Ábaco

Os segredos do sucesso financeiro empresarial




Por trás do sucesso financeiro de toda empresa, existe uma boa Gestão Financeira. Dentre os diversos benefícios que ela traz, destaca-se o crescimento contínuo do negócio, portanto é crucial investir em uma gestão financeira eficaz.



Mas afinal, o que é Gestão Financeira?

No sentido literal, gestão financeira é o conjunto de processos, métodos e ações que permitem a empresa controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras. Dessa forma, permite com que os profissionais analisem e tracem metas, a fim de melhorar os resultados da empresa e, consequentemente, lidar com os recursos disponíveis da melhor forma, conforme as necessidades do negócio.



Por que a Gestão Financeira é tão necessária?

É importante saber que, não importa o tamanho do seu negócio, ter uma boa gestão financeira pode, definitivamente, te salvar, pois é uma das funções mais importantes de qualquer empresa. A falta de uma boa gestão é o grande vilão da maioria das micro e pequenas empresas que estão endividadas, de acordo com dados do Serasa.


Ressalta-se que, a maior parte dos empreendedores acredita que o empréstimo é a solução dos problemas quando, na verdade, uma boa gestão financeira, pode eliminar por completo a necessidade de fazê-los.



4 pilares do sucesso financeiro:


1) Planejar:

Para fazer um planejamento eficaz, é necessário definir as metas e resultados que deverão ser alcançados. Para isso, leva-se em consideração a situação financeira atual e identifica-se as oportunidades de investimento e otimização de recursos.


2) Controlar:

O controle financeiro consiste em verificar a execução dos processos e se os resultados estão sendo alcançados, ou se estão em progresso. Dessa forma, é possível corrigir erros de forma eficiente, prevenindo e evitando retrabalhos.


3) Analisar:

Quando os dados e a execução de processos são analisados frequentemente, é mais fácil tomar decisões assertivas e, portanto, melhorar os resultados obtidos.

É essencial que não pule essa etapa, pois ela é fundamental para uma boa gestão financeira!


4) Investir:

Saber investir no seu negócio envolve muita análise das necessidades da empresa e das oportunidades de mercado. Com a falta de experiência, é essencial que haja, também, a opinião de especialistas no assunto.



Por fim, separamos alguns hábitos para você começar a gerir seu negócio financeiramente:

  1. Gastar menos do que recebe;

  2. Planejar seus próximos passos;

  3. Realizar investimentos assertivos;

  4. Ter uma reserva de emergência.


Sentiu a necessidade de melhorar a gestão do seu negócio para alcançar o tão sonhado sucesso?

Entre em contato conosco, a Ábaco te ajuda!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo