top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Relatórios Gerenciais: como utilizá-los na tomada de decisão!

Atualizado: 29 de abr. de 2021


Os Relatórios Gerenciais são essenciais para uma boa gestão e guiam o empreendedor na tomada de decisão. Por meio deles, você pode reunir diversas informações estratégicas, que o ajudarão a identificar processos e atividades que precisam ser corrigidos ou otimizados!


De modo geral, os relatórios são documentos escritos, baseados em dados e fatos reais do seu negócio. Ele deve conter informações relevantes e verídicas para uma boa análise da situação da empresa.


Assim, se você é um gestor que busca o crescimento do seu negócio e o alcance de melhores resultados, é fundamental que suas decisões sejam baseadas em informações verídicas e seguras. Acompanhe os tópicos que serão abordados neste post:

  • O que são Relatórios Gerenciais?

  • Quais são as vantagens de utilizar Relatórios Gerenciais?

  • Quais são os tipos de relatório?

  • Como elaborar um bom relatório?


O que são Relatórios Gerenciais?

Os Relatórios Gerenciais são documentos que reúnem informações e dados importantes sobre o seu negócio. Eles podem trazer informações contábeis, financeiras, operacionais, comerciais e outros dados de áreas, atividades e processos estratégicos da empresa.


Os dados utilizados nesses relatórios devem ser confiáveis e representar corretamente a real situação da empresa. Por isso, precisam ser coletados com muita cautela.

Mas quais são as vantagens de utilizar Relatórios Gerenciais? Vamos apresentar a seguir!


Quais são as vantagens de utilizar Relatórios Gerenciais?

Relatórios Gerenciais oferecem uma boa visão do andamento do negócio. Abaixo estão algumas vantagens de sua utilização:

  • Embasamento na definição de estratégias empresariais;

  • Tomadas de decisão baseadas em dados confiáveis;

  • Informações atualizadas sobre o negócio;

  • Permitem a criação de um histórico de resultados, que pode ser utilizado como comparativo posteriormente.

Agora que você já sabe a importância da elaboração de Relatórios Gerenciais, apresentaremos os tipos de relatórios mais utilizados!


Quais são os tipos de relatório?

O Relatório Gerencial pode ser composto de qualquer informação que seja relevante ou estratégica para a sua empresa. No entanto, elencaremos aqui alguns dos tipos de relatório mais utilizados!


Relatórios de satisfação

Nesse tipo de relatório, você poderá coletar informações sobre o grau de satisfação dos seus clientes ou colaboradores em relação ao seu negócio. Essa coleta pode ser feita por meio de um formulário de NPS (Net Promoter Score), por exemplo, em que seus clientes ou funcionários darão uma nota para a empresa.


Os dados sobre satisfação podem ser um feedback valioso para identificação de possíveis pontos de melhoria para a empresa!


Relatórios de controle

Os relatórios de controle podem reunir dois tipos de informações: controle de materiais ou controle de desempenho. O primeiro diz respeito ao controle de estoques, insumos, equipamentos de proteção individual, ferramentas, entre outros.


Já o controle de desempenho, se relaciona com a supervisão de metas e objetivos traçados pelos gestores, em que o relatório seria redigido para controlar e acompanhar o andamento dessas metas.


Relatórios financeiros

Os relatórios financeiros trazem uma boa visão das finanças da empresa, evidenciando, por exemplo, os recursos disponíveis da empresa, seus gastos, suas contas a pagar e receber etc.


Eles contribuem para o planejamento financeiro da empresa, além de tornar a gestão mais transparente. A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração de Resultados do Exercício são bons exemplos de relatórios financeiros!


Relatórios de análise

Os relatórios analíticos buscam apresentar soluções ou resultados, acerca de informações, dados ou algum problema levantado pela empresa. Esses relatórios podem ser aplicados a qualquer situação ou problema do seu negócio.


Relatórios de crescimento

Nesses relatórios, você poderá reunir dados sobre a evolução do seu negócio, como quantidade de vendas realizadas, faturamento, número de clientes adquiridos e lucro do período.


Essas informações podem ser de grande relevância para entender o crescimento da empresa e identificar se essa evolução supriu suas expectativas.


Como elaborar um bom relatório?

Agora que já conhecemos os tipos de relatório que podem ser produzidos, daremos algumas dicas para que você consiga elaborar um bom Relatório Gerencial! Para isso, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração:

  • Primeiramente, você deve elencar quais são os objetivos do relatório, evidenciando quais dados você deseja coletar e analisar.

  • Também é importante definir como e por quem essas informações serão colhidas e analisadas. O destinatário é a alta administração? A gerência?

  • Sabendo o objetivo e o destinatário do seu relatório, você poderá focar em apresentar as informações colhidas de forma que sejam úteis para os propósitos já estabelecidos. A alta administração pode estar interessada em receber um relatório mais macro, enquanto a gerência precisa de dados mais detalhados. Então, cabe a você adequar o conteúdo!


Conclusão

Com isso, é perceptível a importância dos Relatórios Gerenciais para uma boa gestão. Eles contribuem para o desenvolvimento da sua estratégia de negócio, auxiliando nas tomadas de decisão e na identificação de pontos de melhoria para a sua empresa!


Agora que você já sabe como elaborar bons relatórios e compreende a importância deles para a sua gestão, o que falta para você colocar tudo isso em prática?


E aí, o que você achou do tema de hoje? Quer mais informações? Entre em contato conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site!

__________

Texto escrito por Bruna Wolff

277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page