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Qual a importância da Análise de Mercado para uma empresa?

Atualizado: 18 de mai. de 2022



Você já ouviu falar em análise de mercado? Sabia que é algo essencial para seu negócio? Aqui você saberá sobre esse importante estudo, primordial para começar sua empresa!


Primeiramente, a análise de mercado nada mais é que um meio para conseguir informações qualitativas e quantitativas relacionadas ao mercado de atuação que sua empresa ocupa. Essa pesquisa pode ser feita com base no perfil do seu público alvo, dos concorrentes, fornecedores, oportunidades futuras do seu negócio e ameaças que ele pode vir a ter. É muito usado também para comparar as forças e fraquezas do seu negócio com os concorrentes.


Essa análise faz parte do plano de negócio, o motivo é que ela contribui para evitar o fracasso de empresas que estão iniciando, daquelas que pretendem lançar novas soluções ou das que desejam mudar o seu foco de atuação.


Com ela, é possível ter um maior conhecimento do seu público alvo, entendimento dos seus concorrentes, as estratégias utilizadas pela concorrência e facilita o desenvolvimento de uma relação de fornecedores, que ajudarão a otimizar o seu negócio. Com esses pontos, é possível elaborar o diferencial da sua marca.


É possível dizer também que a análise de mercado ajuda identificar se uma ideia realmente é viável e permite ter noções para elaborar estratégias mais concretas para o sucesso do seu negócio.


A ferramenta que mais tende a ser utilizada para fazer a análise de mercado é a matriz SWOT.


Também chamada de análise SWOT, essa metodologia ajuda a criar projeções para a abertura de um negócio ou desenvolvimento de um novo produto ou serviço.


Por meio desse método é possível, por exemplo, identificar de forma mais clara as vantagens e desvantagens de um projeto, e verificar previamente os maiores e mais significativos riscos e potenciais desafios.


Essa ferramenta se baseia nos termos que formam a sigla SWOT, que são:

  1. Strengths = forças;

  2. Weaknesses = fraquezas;

  3. Opportunities = oportunidades;

  4. Threats = ameaças.

Com base nesses 4 pilares, é possível ser feita uma análise de mercado bem detalhada e que irá trazer muitos benefícios para sua empresa, para que ela se prepare para eventuais perdas e ameaças e também como chegar ao seus objetivos!




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Caso ainda tenha alguma dúvida sobre análise de mercado e plano de negócios, ou necessite de algum serviço de consultoria contábil, fale conosco! A Ábaco tem sempre as melhores soluções para o seu negócio!




 

Texto escrito por Júlia Albernaz.




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