top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Quais são os benefícios de contratar uma consultoria empresarial?



Introdução


Uma consultoria empresarial é importante para qualquer tipo de negócio, afinal, o mercado é extremamente competitivo e, seja para investir ou crescer, o serviço de consultoria é um grande aliado para melhorar os resultados da empresa e auxiliar no seu crescimento.


Em dúvida se deve contratar uma consultoria empresarial e quais seriam os benefícios? Continue lendo esse texto e entenda o que é, quando se deve contratar, as áreas de atuação e os principais benefícios para sua empresa.


O que é Consultoria empresarial?


Basicamente, consultoria empresarial é um serviço prestado por agentes externos à empresa, que são contratados com o objetivo de solucionar um caso específico, verificar desafios e oportunidades de crescimento, além de auxiliar na tomada de decisões.


Esses profissionais fazem o diagnóstico da organização, levantando todos os dados da empresa para saber a real necessidade do cliente e, com essas informações, darem um parecer das melhores ações a serem tomadas a partir de um plano estratégico.


Quando contratar?


O momento adequado vai depender da realidade de cada negócio, mas a ajuda de um olhar externo, em alguns casos, é essencial para determinar a melhor alternativa. Algumas dessas situações são:

  • Crescimento da demanda – além do aumento da produção, outras áreas relacionadas aos processos se ampliam e essa expansão necessita de auxílio para evitar falhas;

  • Retomar a motivação e a produtividade – percebendo a desmotivação da equipe, é necessário intervenção para melhorar o clima e a produtividade;

  • Corrigir processos internos – um mapeamento de processo é essencial para organizar e padronizar as atividades realizadas;

  • Aumento dos custos – uma revisão dos custos precisa ser feita para entender quais gastos não estão agregando, sendo eliminados ou minimizados.


Áreas de atuação


Seu enfoque não é em uma área específica, algumas delas são:

  1. Consultoria financeira empresarial;

  2. Consultoria comercial e planejamento de vendas;

  3. Consultoria de planejamento estratégico;

  4. Consultoria de gestão empresarial;

  5. Consultoria de reestruturação de processos do negócio;

  6. Consultoria de marketing;

  7. Consultoria de recursos humanos.


Benefícios


Contratando esse serviço, o empresário alcança alguns benefícios, como:

  • Controle financeiro e estratégico – a partir da consultoria, pode-se construir um plano inteligente para que os gastos desnecessários sejam cortados e o gestor possa investir em pontos estratégicos para o aumento do lucro.

  • Identificação de pontos fracos – o olhar crítico de alguém fora da empresa consegue identificar detalhes que passaram despercebidos.

  • Aumento da produtividade – a partir das melhorias feitas, os colaboradores, assim como os gestores, se tornam mais participativos e felizes, aumentando os resultados.

  • Atualização da empresa – a contratação de uma consultoria empresarial ajuda a modernizar a empresa, pois o mercado está em constante evolução e as empresas devem acompanhar e responder essas mudanças.

  • Rapidez no alcance de resultados – os consultores têm visão externa, experiente e atualizada do mercado e do setor em que empresa contratante se insere e, por isso, as soluções para as dificuldades são resolvidas mais rapidamente.


Conclusão


A consultoria empresarial tem como objetivo auxiliar a empresa nos desafios enfrentados e identificar oportunidades de crescimento, mostrando para os gestores quais são as melhores decisões a serem tomadas.


Independentemente do tamanho da empresa, a consultoria é recomendada, já que seus enfoques vão desde a parte financeira aos recursos humanos e os seus benefícios transparecem tanto internamente como externamente.


E aí, gostou dos benefícios? Você acha que a sua empresa precisa de uma consultoria empresarial? Quer mais informações? Entre em contato conosco por meio da nossa página do Instagram ou pelo nosso site!


__________


Texto escrito por Débora Pereira

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page