top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Planejamento financeiro: saiba o que é, e qual a sua importância.



O que é planejamento um financeiro?

É o ato de organizar as finanças e controlar seus gastos e ganhos para se ter uma noção da situação financeira atual, e logo após planejar e traçar metas para solucionar possíveis problemas.


Esse planejamento é basicamente um mapa financeiro que mostrará a situação atual, onde quer chegar e como serão alcançados esses objetivos no curto, médio e longo prazo.


Metodologia 5W2H

E para facilitar a realização desses objetivos, é possível utilizar uma metodologia da gestão empresarial muito usada em planejamentos que é a 5W2H. Essa ferramenta é um checklist que as respostas guiaram para uma administração mais eficiente.


O que são os:


5W:

  • What (o que será feito?)

  • Why ( por que será feito?)

  • Where (onde será feito?)

  • When (quando será feito?)

  • Who (por quem será feito?)

Os 2H:

  • How (como será feito?)

  • How much (quanto vai custar?)


Planejamento financeiro, como fazer?

Um método bastante utilizado é o Ciclo PDCA, que é compostos de quatro etapas identificadas de acordo com sua letra inicial (em inglês):

  • P: Plan - planejar

  • D: Do - fazer

  • C: Check - checar

  • A: Action - agir

Segue detalhamento das etapas:


1. Planejar

Aqui é necessário propor metas e organizar as ações que estão sendo feitas para que seja algo inteligente e que gere resultados positivos no caixa.


2. Fazer

Coloque sua estratégia em prática, faça com empenho e motivação tendo em mente que isso dará um benefício no futuro.


3. Checar

Para não dar nada de errado, avalie o andamento sempre que possível. É aqui que será definido se mantém ou corrige o que foi planejado. No PDCA não é necessário aguardar o encerramento de uma etapa para iniciar outra, portanto, sempre que possível esteja checando seu planejamento para ver se está correto, caso não esteja, não tenha medo e volte algumas etapas para planejar novamente.


4. Agir

Aplique as modificações. Ficou confuso? Eu te explico. O "agir" do PDCA se diferencia do "fazer" pois nessa etapa seu roteiro será aperfeiçoado, e assim, descobrindo efetivamente como executar o planejamento financeiro. Repetir continuamente esse Ciclo PDCA permitirá ao seu planejamento que, a cada nova etapa, menos erros sejam cometidos.


Sempre pense no futuro.


Após esse período de pandemia, ficou nítido que é necessário se planejar para situações com cenários diferentes para não ser pego de surpresa na hora da dificuldade.


E para isso, a dica é: sempre faça todo e qualquer planejamento projetando todos os cenários existentes, veja quais são suas despesas fixas e variáveis, quais são seus gastos e nunca esqueça de projetar seu ciclo operacional em todas as situações possíveis (crise, aumento da demanda, etc).


Quer ter um ótimo planejamento financeiro e sanar todos os problemas relacionados? Fale com nossos consultores! A Ábaco irá te ajudar!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page