Você tem noção de como se encontra a saúde financeira do seu negócio? Existe um
indicador financeiro muito utilizado a fim de entender melhor os resultados que sua empresa têm apresentado, esse indicador é a margem de lucro.
O cálculo da margem de lucro tem como principal objetivo entender a margem que o lucro está concentrado, se comparado com os custos que a empresa obteve no período, visando assim otimizar as vendas dos produtos ou serviços. Confira a seguir o seu significado e como calculá-la!
1) O que é margem de lucro?
A margem de lucro é um indicador financeiro que trata do percentual de lucro da empresa, em relação à sua receita. É utilizada a fim de entender melhor a saúde financeira de determinado negócio, ou seja, deve ser fornecido aos usuários que necessitam de informações sobre a lucratividade do seu negócio. A margem de lucro possui então duas vertentes: a margem de lucro bruta e a margem de lucro líquida.
É importante frisar que o lucro bruto representa a receita total do período menos os
custos que a empresa teve que arcar para fabricar o produto. O lucro líquido é o
lucro bruto menos as despesas fixas e variáveis e tributações.
2) Como calcular a margem de lucro?
A margem de lucro bruta consiste no lucro bruto dividido pelo faturamento, multiplicando o resultado por 100. Para entendermos melhor, vamos exemplificar por meio de um caso simples:
● Suponha que uma empresa obteve uma receita total de R$ 50 mil em um mês e seus
custos com a mercadoria vendida foram de R$ 20 mil. Nesse caso, o lucro bruto seria
de R$ 30 mil. Dividindo pela receita total teríamos: (30.000/50.000 = 0,6x100 = 60%),
então a margem de lucro bruta resulta em um total de 60%.
● Nesse mesmo exemplo, supondo que as despesas fixas e variáveis e as tributações
totalizem R$ 7 mil, teremos uma margem de lucro líquida de:
(23.000/50.000=0,46x100=46%).
Com a margem líquida, entende-se que a cada R$ 100 que entram no caixa, R$ 54 são
voltados ao pagamento dos custos e R$ 46 sobram para direcionar em outras áreas que o empresário julgar necessário.
3) Como faço para aumentar a margem de lucro da minha empresa?
É essencial para o seu negócio que você busque aumentar seus resultados e esse é o desejo de praticamente todo empreendedor. Para isso, é importante entender os seguintes aspectos:
● Organize bem o estoque de seus produtos, evitando assim perdas e gastos que
fogem ao seu controle;
● Busque oferecer um diferencial no seu produto ou serviço que atraia mais clientes e, consequentemente, aumente o seu lucro;
● Tente reduzir primeiramente os custos, analisando constantemente os gastos de sua empresa.
Conclusão
O que aprendemos com tudo isso? Como mencionado no início, ressaltamos a importância de não olhar somente para os
números do faturamento, entendendo esse indicador financeiro como uma ferramenta
crucial para o seu negócio fluir com melhor planejamento.
O que você está esperando para colocar em prática esse conhecimento na sua empresa? Já tinha ouvido falar desse indicador? Compartilha conosco!
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