top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Lucro Baixo: 5 possíveis motivos

Atualizado: 30 de set. de 2022




Quando se abre uma empresa, cria-se uma expectativa que ela lhe traga um bom retorno financeiro, no entanto pode acontecer da sua empresa apresentar lucro baixo, afetando a saúde financeira da sua companhia, por esse motivo nesse artigo traremos 5 possíveis motivos do baixo lucro, apresentando dicas e como resolver esse problema, fique atento caso a sua companhia se encaixe em um desses tópicos.



1) Falta de Planejamento


Um erro muito comum em algumas empresas, porém parte fundamental da saúde financeira da mesma, é o planejamento financeiro. A partir dele que se identifica o uso correto do capital em um determinado período no tempo.


O planejamento serve como uma espécie de guia, para que a empresa não abra um descontrole financeiro, ou chegando à falência. É nele que a empresa vai basear seus objetivos e metas, vendo se é possível realizar tal ação de acordo com o seu planejamento.



2) Não conhecer seus gastos


A falta de conhecimento do que se gasta dentro da empresa e do que se ganha, pode ser um grande prejudicial para os negócios da empresa. Não estar ciente da saúde financeira do seu empreendimento pode ser o principal motivo do seu baixo lucro, pois o descontrole nos livros contábeis é um forte sinônimo má gestão.



3) Não ter controle de Gastos


Diferentemente do já citado acima, aqui no controle de gastos, você vai ter uma noção dos recursos que a sua empresa tem, e qual a melhor maneira de investir. O controle financeiro é onde se sabe o que foi gasto, quanto há para receber, minhas obrigações e deveres com terceiros, e a sua ausência pode causar sérias consequências, chegando até o seu fechamento.


O que permite uma gestão financeira eficiente é fazer o fluxo de caixa diariamente.



4) Baixa Produtividade


A baixa produtividade dos seus funcionários pode causar uma queda na qualidade do produto, na maioria das vezes por não terem condições de desempenhar as funções que lhe foram atribuídas, levando a uma desestruturação do negócio. Para evitar essa questão, alguns pontos devem ser levantados: Os colaboradores tem reclamado do serviço? Da companhia? Vem sendo uma boa experiência?


Levantados esses pontos, agora é só buscar formas e soluções para que os seus empregados estejam sempre motivados a entregar um bom serviço.



5) Pagar Contas com juros


Um fator importantíssimo para uma boa gestão para sua empresa é o pagamento das contas sem atraso, pois o atraso implica em acréscimos legais como juros e multas, e isso impacta negativamente no bem-estar financeiro da sua empresa. Pagando as contas em dia e lançando-as no sistema é a melhor forma de evitar esse prejuízo.



Conclusão


Vimos nesse artigo cinco motivos daquilo que pode afetar negativamente o lucro da sua empresa, e foi mostrado que com um bom planejamento, organização e incentivos aos seus colaboradores, podemos evitar esses problemas e desafios que afetam a saúde financeira da sua empresa, e esperamos que com esse artigo você consiga evitar ou corrigir esses erros na sua empresa.


Precisa de ajuda? Conte conosco!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page