top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Importância da Projeção Financeira

Atualizado: 14 de mai. de 2022



Você já ouviu falar das projeções financeiras? São importantes ferramentas para a saúde financeira da gestão da sua empresa. Seu principal objetivo é se adiantar em relação ao futuro de sua organização.


Quando construídas corretamente, tornam assim, uma intensa referência às decisões futuras em um mundo tão incerto, reduz os riscos de crises e direciona a empresa para o cumprimento de seus objetivos e metas.



Quais são as finalidades da Projeção Financeira?


Projeção financeira é uma estimativa de entrada e saídas de recursos futuros da organização. Na finalidade de identificar necessidades de financiamento; otimizar seus preços; planejar a produção e monitorar seu fluxo de caixa.



Passos importantes da Projeção Financeira


1) Dados históricos de Faturamento – Importante base de dados, o histórico de vendas ou a prestações de serviços, promovem uma construção de base de entradas futuras na empresa.


2) Custos e despesas Fixas e Variáveis – As despesas e os custos, também se aliam para uma projeção mais consolidada, distinguindo das despesas e custos mais estáveis (fixos) ou que possam depender diretamente na produção (variáveis), para uma projeção realista.


3) Fluxo de caixa – Tendo a relação entre o que entra e o que sai no caixa da empresa, é o um formidável influenciador da projeção, pois seu indicador, alto ou baixo, torna-se o principal meio de identificar a saúde da empresa.

4) Ponto de equilíbrio – A partir dele, é possível saber qual deverá ser o faturamento mínimo da sua empresa para cobrir todos os gastos.


5) Monitoramento das projeções – Mais importante que construir uma projeção financeira, é o acompanhamento e revisão em paralelo com a realidade da empresa, para saber se a projeção e a situação atual da empresa andam lado a lado.




Cenários Financeiros



Pessimista – Estimativas negativas que a empresa possa deparar.


Realista – Estimativa que se enquadram no mais próximo da realidade que possa atuar


Otimista – Estimativas positivas que a empresa possa alcançar.



Qual a ideal para meu Negócio?



Curto prazo – Usadas para acompanhar métricas, administrar o fluxo de caixa. Como controle de estoques e contas que afetam o caixa da empresa.


Médio prazo – Utilizadas para indicar o crescimento da empresa, validar o modelo de negócios e identificar a necessidade de capital.


Longo prazo – Comumente usados para construir cenários nos quais a empresa atuará futuramente. Neste, promove estratégias e planos distintos que a empresa poderá alcançar.



Conclusão



A projeção financeira é um importante aliado para sua empresa quando realizado corretamente. O artigo identifica os passos importantes para uma construção de uma projeção mais consolidada, além de trazer alguns conceitos importantes desta ferramenta.

Tem interesse de projetar suas finanças e melhorar ainda mais os resultados futuros da sua empresa? A Ábaco consultoria pode te auxiliar quanto a isso, entre em contato já, temos as melhores soluções para o seu negócio!


Gostou deste artigo, quer ficar por dentre das atualidades financeiras? Acompanhe o nosso Instagram ou Leia outros artigos do nosso blog!



99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page