Introdução
Sua equipe não está produzindo como gostaria? Não estão todos alinhados para o mesmo objetivo? Você procura maneiras efetivas de conseguir que sua equipe trabalhe de forma colaborativa e entregue resultados? Talvez esteja no momento de iniciar uma gestão de equipes efetiva!
É inegável a importância da gestão em qualquer esfera da sociedade, principalmente no que se refere a grupos do ambiente empresarial, pois muitas empresas ainda têm dificuldade de promover uma gestão de equipes eficiente. Esse cenário é ainda mais agravado no que tange o trabalho remoto, ainda mais quando a empresa não possui seus processos bem estruturados.
Nesse texto, apresentaremos algumas dicas para você realizar uma boa gestão de equipes!
O que é gestão de equipes?
Essa prática consiste em utilizar métodos e estratégias para extrair o que há de melhor em cada colaborador e transformar isso em resultados positivos para a empresa!
É por meio desse tipo de gestão que se alinha esforços rumo a objetivos comuns, engajando e motivando os membros, para que entreguem melhores resultados, tornando-se assim, uma equipe de alta performance. Mas para que isso aconteça, é necessário saber gerenciá-los!
Suas vantagens
Por meio de um bom gerenciamento, é possível alinhar os membros com os objetivos da empresa, fazendo com que obtenham um melhor desempenho, alcancem os melhores índices de produtividade e ainda consigam otimizar o atendimento ao cliente! Assim, tornando os processos mais simples e menos burocráticos, para que a equipe se torne uma equipe de alta performance.
Equipes de alta performance são aquelas que demonstram elevada competência e comprometimento, em que os membros realmente estão alinhados e compreendem a importância da missão, da visão e dos valores da organização.
Como realizar uma gestão eficiente?
Existem algumas etapas para realizar uma gestão de equipes eficiente. A seguir, listamos as principais etapas, além de informações sobre como realizá-las:
1. Selecionar o melhor líder:
O líder responsável por realizar a gestão de equipes deve ser bastante empático, comunicativo, ter facilidade de lidar com pessoas. Além disso, os gestor precisa ter uma boa capacidade de análise e ser um bom ouvinte, para saber identificar os anseios e solucionar as dificuldades de cada membro do grupo.
É necessário que os líderes de cada área auxiliem a conduzir o processo, pois eles compreendem os resultados mensurados e desejados. Os responsáveis por essa gestão, devem manter as equipes motivadas e engajadas para aumentar a produtividade.
2. Mapear as competências de cada membro:
Realizar o mapeamento de competências é uma das principais etapas, pois por meio disso é possível identificar as facilidades e as dificuldades de cada membro e, assim, alocá-lo na área em que possua maior aptidão. Além de aspectos técnicos, como formação, cursos e treinamentos, os aspectos comportamentais, como atitudes, comportamentos e hábitos também devem ser levados em consideração.
Dessa forma, é possível identificar talentos e manter uma equipe equilibrada e concisa. Além disso, também é possível visualizar as características que carecem na empresa e planejar os treinamentos adequados para suprir tais carências.
3. Realizar treinamentos:
O treinamento não deve ser visto como algo difícil e burocrático, mas sim, como uma oportunidade de desenvolvimento. O treinando deve ter a consciência de que os resultados desse treinamento deve retornar e serem aplicados na empresa. Dessa forma, é uma relação de troca em que ambas as partes ganham.
O líder deve saber identificar o treinamento necessário para cada pessoa ou equipe. Algumas questões podem ser resolvidas com cursos rápidos, de poucas horas, já outras, devem demandar mais tempo e serem mais complexas.
4. Motivar as equipes:
Para que uma organização tenha sucesso, é necessário que seus membros estejam motivados, uma vez que uma equipe motivada produz mais e melhor! Para que isso aconteça é necessário se ater a alguns pontos importantes, como:
Saber fornecer feedbacks, pois é necessário para acompanhar as ações de cada colaborador e encontrar pontos que necessitam de mais atenção;
Estabelecer metas realistas, que a equipe seja capaz de cumprir com êxito;
Realizar reuniões periódicas, pois esses são os momentos de dar voz à equipe, receber novas ideias e criar estratégias;
Oferecer momentos de lazer, para que o clima do setor fique mais leve e descontraído e haja uma interação maior entre os membros, melhorando o clima organizacional.
5. Realizar endomarketing:
É fato que os funcionários são os principais responsáveis pelo sucesso de uma instituição, sendo assim, o bom uso do endomarketing pode ser um grande aliado nesse processo!
Ao contrário do marketing tradicional, que é voltado para o público externo, o Endomarketing (“endo” quer dizer “para dentro”) é o conjunto de ações e estratégias voltadas para a empresa e seu público interno.
Este conceito é bem parecido com o tópico anterior, mas segundo especialistas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), não é motivação, pois envolve diversas ações e estratégias de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo à formação profissional, entre outras que variam de empresa para empresa, além de reduzir a rotatividade de funcionários e atrair profissionais competentes.
7. Aprimore a comunicação interna:
A comunicação interna tem semelhança com o endomarketing e os feedbacks, mas nela o principal foco é a transparência! Por meio disso, é possível garantir um bom relacionamento entre os colaboradores e garantir que a equipe esteja alinhada, além de minimizar rumores e inverdades.
Simplicidade nos diálogos é requisito básico na comunicação interna, não importa se uma mensagem vem de de um setor para outro, entre diferentes departamentos, ela precisa ser compreendida por todos os destinatários. A comunicação interna permite que a empresa atue de forma integrada, promovendo maior produtividade e engajamento.
Como realizar uma boa gestão de equipes em home office?
Uma grande questão atual para os gestores, é como realizar a gestão de equipes com seus colaboradores trabalhando em home office. Essa realidade está presente tanto do setor público, quanto do setor privado e foi agravada com a Covid-19.
Em maio, o home office foi exercido por 13,3% das pessoas ocupadas no Brasil, o equivalente a 8,7 milhões de trabalhadores, segundo o estudo que teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As ações de gestão devem ser adaptadas às condições da empresa e do colaborador. A etapa principal de gestão no home office é justamente fortalecer a comunicação. Além disso, é importante entender as dificuldades de cada pessoa da equipe, manter a política de passar feedbacks e desenvolver estratégias para manter a equipe motivada. Tudo isso, para que que se consiga resultados iguais ou parecidos com os do trabalho presencial.
Porém, é necessário se ater a alguns pontos, como:
Estabelecer acordos com o colaborador sobre trabalhos e prazos;
Saber se o colaborador tem as ferramentas para desenvolver o trabalho (aparelhos eletrônicos, informações, etc);
Definir os canais de comunicação que serão utilizados;
Realizar reuniões e acompanhamentos periodicamente;
Manter o otimismo, focando em aspectos positivos e na esperança de tempos melhores.
Conclusão
Ter uma boa gestão de equipes exige muito preparo e sabedoria dos gestores, mas pode trazer grandes resultados para a organização. A verdade é que vale a pena investir, pois se um membro da equipe não cumpre corretamente suas atribuições, todos do grupo podem ser afetados. Por isso, é preciso trabalhar com sinergia e comprometimento, dialogando nas horas difíceis, mas com muita consciência do seu papel no grupo e no resultado final de todos.
Dadas essas informações, é necessário que toda organização possua uma gestão eficiente, pois esta impacta positivamente tanto o público externo, quanto o público interno. Além disso, uma boa gestão faz com que a empresa atinja resultados mais satisfatórios no mercado.
Assim, ao colocar essas medidas em prática, sua empresa estará preparada para conduzir seus funcionários de forma efetiva, alinhando-os aos objetivos do negócio.
Restou alguma dúvida? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?
Fale conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site.
__________
Texto escrito por Maria Eduarda Ferreira
Comentários