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Custos x Despesas


Já parou para pensar o quanto conhecer os custos e as despesas da sua empresa pode ser importante e primordial pra saúde financeira do seu negócio? E que a classificação desses custos e despesas pode

m ser cruciais para o bom funcionamento da empresa?

Nesse post vamos te ajudar a entender qual a diferença entre custos e despesas e como a classificação deles pode ajudar em uma melhor gestão financeira do seu negócio.


Custos

Os custos trata-se de gastos que são relacionados aos serviços ou bens usados na produção de outros serviços, ou seja, estão diretamente ligados à produção da empresa. No entanto, eles podem ser classificados como custos fixos e custos variáveis:

  • Custo fixo - São gastos que não mudam com a quantidade produzida ou vendida, significa que esses gastos serão cobrados mensalmente, independentemente do volume de vendas ou da quantidade de serviços prestados.

Exemplo: Mão de obra.

  • Custo variável – Diferente do custo fixo, os custos variáveis variam em função da quantidade produzida ou vendida. Por exemplo, um produto que não sai muito, pode ter sua produção interrompida, por isso não será necessário comprar a matéria-prima para sua fabricação.

Exemplo: brinde dado aos funcionários por conta de um resultado extraordinário que a empresa teve em determinado período.


Outros exemplos de custos:

· Matéria-prima;

· Gastos gerais de fabricação;

· Embalagens;

· Depreciação de máquinas e equipamentos;

· Energia elétrica;

· Manutenção;

· Viagens ligadas à empresa.


Despesas


As despesas tratam-se de todos os gastos referentes aos gastos administrativos da empresa, entre outras áreas, como comercial, marketing, de desenvolvimento, financeira. Mesmo que sejam gastos necessários para manter a estrutura da empresa, não contribuem diretamente para produção de produtos. As despesas, assim como os custos, podem ser classificadas como despesas fixas e despesas variáveis, por isso possuem definições muito semelhantes.

Exemplos de Despesas:

  • Contas de água, luz e internet;

  • Aluguel;

  • Materiais de escritório;

  • Gastos com estrutura.


Por que é tão importante classificar os custos e despesas corretamente?


Um dos maiores benefícios de se classificar os custos e as despesas é a margem de contribuição, pois é onde sabemos se o produto deve ou não ser produzido, no entanto, não é possível fazer essa análise se as despesas administrativas não tiverem sido separadas dos custos de produção. Desse modo, essa classificação ajuda a empresa melhorar os preços e terem uma analise mais otimizada de sua margem de contribuição, gerando, consequentemente, mais lucro nas vendas.

Outro ponto importante a ser considerado é o planejamento orçamentário, pois para elabora-lo é necessário fazer algumas projeções, que incluem as receitas, as despesas e os custos. Nesse sentido, os custos e as despesas tem um reflexo muito grande nessas projeções, sendo possível ter uma noção maior do que destinar para cada atividade, dando um norte para os gestores.


É evidente o quanto conhecer e aplicar os custos e despesas no dia a dia do seu negócio pode proporcionar um melhor controle e direcionamento para gerir sua empresa da melhor forma. Além de trazer dados mais eficientes e precisos para o orçamento.

Quer saber como separar seus custos e despesas e melhorar a gestão financeira do seu negócio?

Procure um de nossos consultores. A Ábaco te ajuda!

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