top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Curva de Markowitz, teoria da carteira eficiente de investimentos


Diversificar seus investimentos numa carteira é uma ótima maneira de garantir mais segurança e rentabilidade. Mas como mensurar uma carteira eficiente por meio de uma teoria?


O que é uma carteira de investimentos?


Uma carteira de investimentos pode ser explicada como um conjunto de aplicações e investimentos em ativos que uma pessoa faz. A formação de uma carteira de investimentos é bastante particular para cada investidor, sempre se alinhando com os riscos, rentabilidade e objetivos que o indivíduo almeja. Dessa forma, um investidor pode diversificar sua carteira investindo desde títulos de renda fixa, até ações.


A teoria de Markowitz e a carteira "ideal" de investimentos


Criada por Harry Markowitz e conhecida como Teoria Moderna do Portfólio, a Teoria de Markowitz é um modelo de cálculo de risco para mensurar a relação de risco e retorno de cada um, correlacionando a rentabilidade ao risco dos ativos. Estas análises são amplamente requisitadas principalmente na construção de uma carteira de investimentos diversificada.

Através de um gráfico denominado “Bullet point", uma curva hiperbólica ascendente que se assemelha a um projétil, Markowitz correlaciona o eixo Y (retorno) e X (risco). O retorno é calculado por meio da soma ponderada do retorno dos ativos, enquanto o risco se dá por uma função das variações dos ativos.


Essa teoria leva em conta 3 princípios:


Diversificação: para diminuir riscos, a carteira deve ser diversificada.

Volatilidade de Mercado: mudanças repentinas no mercado financeiro. A volatilidade preocupa os investidores, visto que, a imprevisibilidade acarreta flutuações de valor na carteira

Relação eficiente entre risco e retorno: para que o investidor possa ter maior eficiência em sua carteira. A escolha dos ativos e determinação de recursos deve ser feita baseada no gosto pelo risco e nos objetivos do investidor.


Por meio da análise desses princípios e o cálculo da rentabilidade pelo risco de cada ativo, é possível chegar à uma curva de carteira de investimentos eficiente, a Curva de Markowitz.

Nessa curva, os pontos localizados nela representam as carteiras de investimento eficientes. Os pontos abaixo dessa curva representam ineficiência na carteira, uma vez que seria possível ter maior rentabilidade.

Por fim, os pontos acima dessa curva representam um cenário "impossível" onde a rentabilidade é muito mais alta que o risco tomado.

Por meio do estudo dessa teoria e do cálculo e análise da carteira de investimentos, é possível obter maior eficiência nos seus investimentos.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page