top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Aprenda a analisar o lucro da sua empresa de maneira eficiente!

Atualizado: 6 de out. de 2021


Ao abrir uma empresa, sonhos e metas são determinados e, assim, as operações da organização passam a visar a realização desses objetivos. Mas para que a empresa obtenha o sucesso desejado, é necessário analisar se o negócio, como um todo, vai bem.

  • A IMPORTÂNCIA DO RESULTADO DO EXERCÍCIO:

Para analisar se um negócio vai bem, apenas o fluxo de caixa da empresa não é o suficiente, pois ele é responsável por mostrar se a empresa foi capaz de pagar todas as suas despesas, porém não esclarece se houve lucro ou prejuízo no período.


O resultado do período, por sua vez, é essencial para determinar a saúde do seu negócio. Para determinar se houve lucro, ou prejuízo no período analisado, é necessário, portanto, apurar o Resultado do Exercício, através da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

  • O QUE É O RESULTADO DO EXERCÍCIO:

Basicamente, o Resultado do Exercício é a diferença entre as receitas de vendas, ou de serviços, da empresa, em um determinado período, e as despesas e custos, também do mesmo período.


O resultado do exercício pode ser calculado mensalmente, trimestralmente, semestralmente e, anualmente. Por meio dele, é possível identificar problemas na gestão financeira da empresa como, por exemplo, custos elevados de produção, além de ser uma forma simples, porém muito importante, de gestão econômica.

  • ANALISANDO O RESULTADO DO EXERCÍCIO:

Analisar o resultado do exercício nem sempre é tão intuitivo quanto se parece. Uma empresa pode, por exemplo, apresentar um resultado do exercício mensal negativo, e mesmo assim não estar operando com prejuízo.


Isso ocorre porque existem empresas, por exemplo, que operam com sazonalidade, como as lojas de decorações natalinas, que vendem mais ao final do ano, ou o agronegócio, que depende das épocas de safras e, até mesmo, as sorveterias, que abrem durante o inverno, mas que lucram mais no verão.


Cada empresa possui suas particularidades individuais, e conhecê-las é essencial para analisar o seu lucro de maneira eficiente !


Para obter uma análise adequada do resultado do exercício de uma empresa, é necessário analisá-la com suas particularidades e por um período de, no mínimo, 6 a 12 meses.

  • OUTRAS ANÁLISES:

Além do Resultado do Exercício, há outros indicadores muito utilizados para analisar a saúde financeira de um negócio como, por exemplo, a Margem Líquida. Esse indicador representa o lucro líquido por produto vendido, e pode ser calculada através do lucro líquido dividido pelo valor de vendas.

  • DICAS:

Antes de calcular os indicadores, e até mesmo, apurar o Resultado do Exercício, fique atento se os controles financeiros da empresa estão atualizados e organizados. Além disso, é necessário atentar-se, também, aos dados que entrarão nos cálculos, para que não haja nenhum equívoco que comprometa sua análise.

  • CONCLUSÃO:

Empresas que operam no vermelho além de não gerarem lucros para seus sócios, reduzem, de forma exponencial, seu crescimento, desenvolvimento e o alcance de suas metas! Quer sair do vermelho e ver sua empresa decolar? Fale com quem entende do assunto! Entre em contato com a Ábaco!💙



----------------------------


Nicole Bicalho.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page