top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Você sabe o que é um "Balanço Patrimonial"?

Atualizado: 30 de set. de 2022


Balanço Patrimonial

O que é Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um dos demonstrativos mais importantes de uma empresa, pois é capaz de demonstrar de forma clara e precisa a situação financeira, contábil, econômica e patrimonial do negócio. Ele também é fundamental para manter a saúde financeira da empresa.

É conhecido também por Balanço Contábil, pois pode ser visto como um relatório contábil do negócio, a fim de trazer um levantamento completo dos bens e direitos da empresa, ou seja, todos os ativos e passivos existentes, sendo identificado as fontes de recursos e investimentos.


Objetivos do Balanço Patrimonial:

  • Analisar o comportamento financeiro;

  • Compreender os recursos financeiros;

  • Base para elaboração do planejamento estratégico;

  • Auxilia no planejamento tributário;



  • Tomada de decisão;

  • Apresentação de dados financeiros para possíveis investidores.

Dada a importância do Balanço Patrimonial, ele costuma ser apresentado e elaborado a cada 12 meses, pois de a cordo com a lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, assim com o Balanço Patrimonial.

Estrutura do Balanço Patrimonial:

Como visto no exemplo abaixo, o Ativo precisa ser o mesmo valor que o Passivo e o Patrimônio Liquido juntos, desse modo, forma-se o Balanço.

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido


Balanço Patrimonial Ativo Bens, direitos e recursos de um negócio, ou seja, tudo que gere algum valor econômico. Ex: Maquinas, veículos, móveis, equipamentos, estoques, etc. Passivo Obrigações e dividas de uma empresa. Ex: Fornecedores, salários, tributos, etc. Patrimônio Liquido Obrigações com a empresa, como, acionistas, diretores e outros, ou seja, todos os recursos próprios de uma empresa. Total de Ativos Total de Passivos

Para complementar, tanto o ativo, quanto o passivo são separados com subgrupos, que dizem respeito ao prazo, veja a seguir:

  • Ativo Circulante – são todos os bens e direitos que podem ser transformados em valores, em um período inferior a 12 meses.

  • Ativo não circulante – são todos os bens e direitos que podem ser transformados em valores, em um período superior a 12 meses.

  • Passivo Circulante – são todas as obrigações, dividas e despesas, com prazo inferior a 12 meses.



  • Passivo não circulante – são todas as obrigações, dividas e despesas, com prazo superior a 12 meses.

Como pode-se observar, o Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil fundamental e essencial para acompanhar e analisar a saúde financeira da sua empresa, tendo grande relevância também na tomada de decisão. Quer saber como elaborar o Balanço Patrimonial do seu negócio? Fale com um de nossos consultores! A Ábaco te ajuda.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page