Valuation, você sabe o valor da sua empresa?
- Ábaco
- 18 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

Saber quanto sua empresa vale é extremamente importante para analisar o crescimento ao longo do tempo e consequentemente tomar decisões mais assertivas. Por esse motivo é tão necessário saber o que é Valuation e como calcular.
O que é Valuation?
O termo Valuation em português significa avaliação de empresas, ou seja, essa avaliação permite estimar um valor para a empresa como um todo e identificar aspectos que podem ser melhorados a partir dos valores encontrados no período.
É interessante ressaltar que ao estimar o valor da empresa é possível ter várias percepções sobre a empresa, tanto no ponto de vista dos investidores quanto no ponto de vista dos clientes.
No entanto, diferente do que muitas pessoas pensam, o Valuation não é apenas um cálculo para encontrar um valor, mas envolve todo um método de fatores subjetivos que variam de investidor para investidor.
Quais são os métodos de cálculo do Valuation?
· Fluxo de Caixa Descontado (DFC)
Esse método geralmente é o mais utilizado, pois ele propõe projeções de lucro futuro, podendo aplicar o desconto do risco associado ao investimento, traz uma abordagem de valor intrínseco. Usa-se como base de cálculo no mínimo 5 anos e no máximo 10 anos.
Algumas vantagens de usar o DFC é que ele tem a capacidade de mostrar os riscos à companhia e ter uma melhor avaliação de caixa no médio prazo, também permite prever o valor em situações diferentes, e consequentemente realizar uma análise de sensibilidade. No entanto, esse método exige mais esforço, pois dá mais trabalho.
· Múltiplos de Mercado
A partir do múltiplos de mercado, o valuation é avaliado por indicadores , fazendo comparações por meio de outras empresas que atuam no mesmo setor, permitindo uma comparação do seu valor de mercado.
Entre os indicadores mais usados está o Ebitda, o faturamento, o lucro, o potencial financeiro, o número de clientes.
No entanto, é muito difícil encontrar empresas que atuem no mesmo setor e que possuem o modelo de gestão semelhantes. Nesse sentido, quando se usa esse método algumas especificidades podem ser desconsideradas, pois não é analisado o momento, mas sim o período como um todo.
· Valuation Contábil (ou, Valor Patrimonial)
Como o próprio nome diz, nesse método é considerado unicamente o Patrimônio liquido da empresa, mesmo que haja descontos referentes a depreciação e amortizações esse modelo não costuma atender as necessidades de se identificar um valor real para a empresa, sendo insuficiente.
· Valuation de Liquidação
Nesse método consiste basicamente na soma de todos os ativos e diminuir todos os passivos. Geralmente ele é usado em empresas que estão em situação de fechamento. Algo interessante é que o tempo é considerado também no cálculo, visto que a empresa se encontra em circunstâncias que é necessário ocorrer a venda o mais rápido possível.
Como Identificar o Valuation?
O primeiro passo é definir o modelo que vai ser utilizado, tomando como base o método do fluxo de caixa descontado, assim vemos como calcular:
· Projeção do faturamento para os próximos 5 anos:
Ano 1 – R$ 50.000,00
Ano 2 – R$ 70.000,00
Ano 3 – R$ 80.000,00
Ano 4 – R$ 90.000,00
Ano 5 – R$ 120.000,00
· Considerando a taxa de desconto. Taxa anual de juros é 12%
Ano 1 – R$ 50.000,00/(1,12) = R$ 44.642,86
Ano 2 – R$ 70.000,00/(1,12)^2 = R$ 55.803,57
Ano 3 – R$ 80.000,00/(1,12)^3 = R$ 56.942,42
Ano 4 – R$ 90.000,00/(1,12)^4 = R$ 57.196,63
Ano 5 – R$ 120.000,00/(1,12)^5 = R$ 68.091,22
· Agora é só somar:
FCD = 44.642,86 + 55.803,57 + 56.942,42 + 57.196,63 + 68.091,22
FCD = R$ 282.676,70
É importante salientar que esse cálculo demonstrado é um modelo simples, mas existem cálculos mais complexos e que podem se aproximar mais do valor real da empresa.
O Valuation pode ser considerado uma oportunidade de inovação de uma empresa, pois as organizações que tendem a encontrar melhores formas de realizar as operações, pode consequentemente aumentar o seu valor futuro, sendo um ponto muito atraente para os investidores.
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