top of page
Buscar

Valuation, você sabe o valor da sua empresa?

  • Foto do escritor: Ábaco
    Ábaco
  • 18 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura


Saber quanto sua empresa vale é extremamente importante para analisar o crescimento ao longo do tempo e consequentemente tomar decisões mais assertivas. Por esse motivo é tão necessário saber o que é Valuation e como calcular.


O que é Valuation?


O termo Valuation em português significa avaliação de empresas, ou seja, essa avaliação permite estimar um valor para a empresa como um todo e identificar aspectos que podem ser melhorados a partir dos valores encontrados no período.

É interessante ressaltar que ao estimar o valor da empresa é possível ter várias percepções sobre a empresa, tanto no ponto de vista dos investidores quanto no ponto de vista dos clientes.

No entanto, diferente do que muitas pessoas pensam, o Valuation não é apenas um cálculo para encontrar um valor, mas envolve todo um método de fatores subjetivos que variam de investidor para investidor.


Quais são os métodos de cálculo do Valuation?


· Fluxo de Caixa Descontado (DFC)

Esse método geralmente é o mais utilizado, pois ele propõe projeções de lucro futuro, podendo aplicar o desconto do risco associado ao investimento, traz uma abordagem de valor intrínseco. Usa-se como base de cálculo no mínimo 5 anos e no máximo 10 anos.

Algumas vantagens de usar o DFC é que ele tem a capacidade de mostrar os riscos à companhia e ter uma melhor avaliação de caixa no médio prazo, também permite prever o valor em situações diferentes, e consequentemente realizar uma análise de sensibilidade. No entanto, esse método exige mais esforço, pois dá mais trabalho.


· Múltiplos de Mercado

A partir do múltiplos de mercado, o valuation é avaliado por indicadores , fazendo comparações por meio de outras empresas que atuam no mesmo setor, permitindo uma comparação do seu valor de mercado.

Entre os indicadores mais usados está o Ebitda, o faturamento, o lucro, o potencial financeiro, o número de clientes.

No entanto, é muito difícil encontrar empresas que atuem no mesmo setor e que possuem o modelo de gestão semelhantes. Nesse sentido, quando se usa esse método algumas especificidades podem ser desconsideradas, pois não é analisado o momento, mas sim o período como um todo.


· Valuation Contábil (ou, Valor Patrimonial)

Como o próprio nome diz, nesse método é considerado unicamente o Patrimônio liquido da empresa, mesmo que haja descontos referentes a depreciação e amortizações esse modelo não costuma atender as necessidades de se identificar um valor real para a empresa, sendo insuficiente.


· Valuation de Liquidação

Nesse método consiste basicamente na soma de todos os ativos e diminuir todos os passivos. Geralmente ele é usado em empresas que estão em situação de fechamento. Algo interessante é que o tempo é considerado também no cálculo, visto que a empresa se encontra em circunstâncias que é necessário ocorrer a venda o mais rápido possível.


Como Identificar o Valuation?


O primeiro passo é definir o modelo que vai ser utilizado, tomando como base o método do fluxo de caixa descontado, assim vemos como calcular:


· Projeção do faturamento para os próximos 5 anos:

Ano 1 – R$ 50.000,00

Ano 2 – R$ 70.000,00

Ano 3 – R$ 80.000,00

Ano 4 – R$ 90.000,00

Ano 5 – R$ 120.000,00


· Considerando a taxa de desconto. Taxa anual de juros é 12%


Ano 1 – R$ 50.000,00/(1,12) = R$ 44.642,86

Ano 2 – R$ 70.000,00/(1,12)^2 = R$ 55.803,57

Ano 3 – R$ 80.000,00/(1,12)^3 = R$ 56.942,42

Ano 4 – R$ 90.000,00/(1,12)^4 = R$ 57.196,63

Ano 5 – R$ 120.000,00/(1,12)^5 = R$ 68.091,22


· Agora é só somar:


FCD = 44.642,86 + 55.803,57 + 56.942,42 + 57.196,63 + 68.091,22

FCD = R$ 282.676,70


É importante salientar que esse cálculo demonstrado é um modelo simples, mas existem cálculos mais complexos e que podem se aproximar mais do valor real da empresa.

O Valuation pode ser considerado uma oportunidade de inovação de uma empresa, pois as organizações que tendem a encontrar melhores formas de realizar as operações, pode consequentemente aumentar o seu valor futuro, sendo um ponto muito atraente para os investidores.


Quer descobrir como mensurar o valor da sua empresa? Fale com nossos consultores!

 
 
 

Comments


Black&Blue (2).png
  • facebook
  • linkedin
  • instagram
bottom of page