top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Tipos de Avaliação de Risco


O que significa avaliar riscos?

Reconhecer os pontos próprios de maior vulnerabilidade é uma das principais medidas a serem adotadas em uma organização, visto que tal processo é o ponto de partida para a elaboração de estratégias assertivas com o objetivo de mitigar tais pontos.

A operação descrita acima é denominada como Avaliação de riscos. Consiste em uma criteriosa avaliação das ameaças presentes e quais delas a empresa está exposta, o critério de análise exposto é considerado um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento a longo prazo do negócio. Embora o tipo de avaliação permita evitar os riscos identificados, sua funcionalidade vai além, pois conseguimos identificar épocas de crise e, concomitante a essa antecipação das épocas de crise, planejar medidas visando atenuar os prejuízos repercutidos nessas situações.


Nesse contexto, além de avaliar os riscos onipresentes em uma entidade, é primordial o reconhecimento, por parte da alta gestão, do tipo de risco mais evidente. Nesse post, será apresentado os seis principais tipos de risco com maior ocorrência no momento de realizar a avaliação de uma empresa.


Tipos de Avaliação de Risco

Risco Operacional

São os riscos referentes as falhas internas de uma empresa, sendo ocasionados por erros na estrutura, sistemas, insumos, pessoas, normas ou produtos. Em tese, é qualquer desvio que afete de maneira crucial a rotina de qualidade da operação. Além disso, as perdas podem ser diretas ou indiretamente financeiras.


Risco de Mercado

Abrange todos os riscos que envolvem mudanças nas condições de mercado, como flutuações nos preços das ações, taxas de juros, taxas de câmbio e preços de commodities. Ao discutir sobre esse risco, cabe ressaltar sua relação inversamente proporcional a liquidez, visto que, o risco de um ativo aumenta a medida que a sua liquidez declina.

Risco de Setor

Discorre sobre o estado de exposição o qual determinados setores da economia estão vulneráveis em acumular prejuízos e desvalorização, em detrimento de algum fator externo inesperado. Existem diversos fatores responsáveis por afetar o setor, como mudanças na regulamentação, avanços tecnológicos, concorrência intensa ou eventos globais. Então, o risco de setor torna-se uma ferramenta fundamental para investidores, analistas financeiros e empresários, por fornecer indicadores adequados acerca da performance de determinado setor no mercado de trabalho.

Risco de demanda

Relaciona-se diretamente com à demanda pelo catálogo de funções que a empresa oferta a seus clientes. São exemplos de risco de demanda interferências causadas por épocas do ano, mudanças no gosto dos consumidores e maior oferta do mesmo produto ou serviço por empresas concorrentes. Nesse cenário, as empresas poderão gerenciar estratégias como a variação de produtos, estudo de mercado contínuo, elaborar antecipadamente previsões mais precisas e flexibilizar a produção e o estoque de suprimentos

Risco de gestão

É um tipo de risco completamente inerente aos níveis estratégico e tático de uma organização, visto que dimensiona a tomada de decisões e o êxito na gestão de uma empresa. Problemas com a ausência de lideranças, falhas na gestão corporativa e falta de habilidades gerenciais exemplificam na prática o risco de gestão.

Risco Financeiro

Expõe todos os fatores relacionado as condições financeiras de uma entidade. Além de mensurar qualquer chance de prejuízo oriundos de transações financeiras e operações de investimentos, esses riscos podem ser ocasionados por fatores como endividamento, inadimplência e altas taxas de juros e câmbio.

Conclusão

Em síntese, avaliar os riscos é uma medida importante porque auxilia a assegurar o êxito das organizações. Por meio do reconhecimento e análise dos diferentes tipos de riscos, como operacionais, de mercado, de setor, de demanda, de gestão, financeiros, as empresas conseguem adotar a melhores medidas para mitigar esses riscos e garantir eficiência nos processos determinados.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page