top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Risco x Liquidez x Rentabilidade


Para muitas pessoas, investir é uma tarefa complexa que exige muito conhecimento e habilidades especificas, no entanto, não é uma tarefa impossível, requer muita atenção e dedicação do investidor.

Por esse motivo, é importante falar sobre O TRIPÉ DOS INVESTIMENTOS, que pode interferir potencialmente nos planos financeiros, pois afeta todo e qualquer investimento que uma pessoa pode fazer. A tríade consiste em: Risco, Liquidez e Rentabilidade.

O tripé dos investimentos consiste na relação entre esses três fatores fundamentais de todo investimento, risco, liquidez e rentabilidade, é por meio desses que o investidor toma sua decisão de investimento. Por isso o uso do tripé é fundamental, embora cada fator seja relevante, para ter uma melhor tomada de decisão, é fundamental o uso desses três fatores.

Embora hoje em dia não haja uma alternativa muito segura, com alta liquidez e ótima rentabilidade, mas é possível analisar o melhor investimento a partir desses fatores.



· Risco

É importante salientar, que não existe investimento sem risco, o que existe é investimentos com diferentes tipos de risco. No entanto, cada investimento é um caso, deve ser avaliado observando o tipo de risco e o grau que ele atinge.

No mercado financeiro, os investidores são titulados pelo grau de risco que cada um assume, ou seja, para aqueles que decidem correr menor risco são chamados de CONSERVADORES, para aqueles que correm um pouco mais de risco são chamados de MODERADOS, já os que optem por investimentos com risco alto são chamados de ARROJADOS.

É bem comum ouvir dizer que quanto menor o risco, menor é a rentabilidade, e quanto maior o risco, maior é a rentabilidade. Desse modo, pode-se perceber que a relação risco-rentabilidade são inversamente proporcionais.



· Liquidez

A liquidez é a facilidade e rapidez de transformar determinado ativo em dinheiro, ou seja, quanto maior a liquidez, mais simples será essa conversão e da mesma forma, quanto menor essa liquidez, mais difícil será essa conversão.

É possível salientar que o ativo mais liquido é o próprio dinheiro, exatamente por esse motivo que as aplicações financeiras têm maior grau de liquidez do que bens imóveis, por exemplo. Pois a liquidez de um investimento está associada às características do bem, assim como seu valor, conservação, entre outros aspectos.



· Rentabilidade

A rentabilidade tem o poder de medir o retorno que tal investimento vai oferecer ao longo do tempo, ou seja, é uma métrica de fluxo, por esse motivo ela é medida em um período de tempo.

É importante conhecer o ativo que deseja investir, pois existem investimentos que já possuem uma rentabilidade esperada, assim como a poupança ou renda fixa pós fixada, já outros têm uma rentabilidade variável, não sabendo antecipadamente o retorno que será obtido.

Além disso, vale a pena considerar que há dois tipos de rentabilidade, sendo que um é a soma do retorno bruto e o outro se baseia na rentabilidade liquida, ou seja, que considera os descontos, como a inflação e tributos incidentes.


Depois de entender o que é cada fator do tripé, é importante estabelecer uma relação entre eles, pois é por meio dela que saberá como realizar investimentos que funcionam melhor para seu tipo de perfil.

Um investimento que tem uma boa rentabilidade e liquidez costuma ser mais arriscado, pois pode ganhar mais e transformar esse ativo em dinheiro mais rápido, porém é necessário correr mais riscos.

Um investimento com alta liquidez e menor risco costuma ter uma rentabilidade menor, pois têm uma menor exposição aos riscos.

Já investimentos com boa rentabilidade e risco médio costuma oferecer menor liquidez, pois tem aspecto de um investimento a longo e médio prazo, deixando o dinheiro imobilizado por mais tempo.

Assim como foi visto, o tripé de investimentos é fundamental para as decisões de investimento, pois por meio dele é capaz de deduzir qual o melhor investimento para determinado perfil, e consequentemente tomar uma decisão mais acertada.


Ainda tem dúvidas de como fazer melhores investimentos? A Ábaco te ajuda!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page