top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Opções: uma forma de proteger seus investimentos

Atualizado: 23 de out. de 2023


O mercado de investimentos pode ser um ambiente arriscado, assim, são usados os derivativos, instrumentos financeiros para aumentar a previsibilidade e a segurança dos investimentos.


O que são derivativos?

Derivativos são instrumentos financeiros que têm o preço derivado de um ativo do mercado. Em síntese, o negociador se compromete a comprar ou vender o ativo à determinado preço e prazo, assim "travando o preço do ativo ". Podem ser negociados ativos físicos, como commodities ou ativos financeiros, como o dólar.

Por exemplo, um exportador pode comprar uma opção (tipo de derivativo) de venda à dólar para ter mais previsibilidade e segurança no seu negócio, protegendo-se contra possíveis quedas do dólar que possam prejudicar seus ganhos.


O que são opções?


Opções são um tipo de derivativos em que são negociados direitos de compra e venda de títulos a um preço fixo em data futura por meio do pagamento de um prêmio. Ou seja, o preço pago não é pelo valor do ativo, mas sim pela possibilidade de vendê-lo ou comprá-lo futuramente.

Para as operações de direito de compra, dá-se o nome de call e para operações de direito de venda, dá-se o nome de put. Por exemplo: as ações da Magazine Luiza (MGLU3) custam 15 reais e compra-se uma put para vendê-las a 18 reais. Imagine que meses depois as ações caíram para 12 reais, logo, a put tem uma grande vantagem por poder ser vendida a 18 reais.


Quais são os elementos de uma opção?


Strike: preço de exercício, ou seja, o preço pelo qual você terá direito de comprar ou vender a ação no futuro.

Vencimento: data em que a opção vencerá que é descrita por meio de um código na ordem das letras do alfabeto em relação aos meses:

CALL: A (janeiro), B (fevereiro), C (março)... L (dezembro). PUT: M (janeiro), N (fevereiro), O (março)... X (dezembro).


Ativo objeto: ativo ao qual a opção se refere.

Preço: preço da compra do direto (opção).

Exemplo: você compra uma opção de compra (CALL) por R$80,00 (strike) de uma ação das americanas (AMER3) com vencimento em janeiro (A), logo, o código será: AMER3 A 80.

Portanto, as opções são uma ótima forma de proteger seus ativos contra variações de mercado e podem ser até mesmo usadas como forma de conseguir ganhos. Mas lembre-se, é sempre importante estudar sobre o tema e observar se ele é necessário para obter ganhos e segurança nos seus investimentos.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page