Buscar
  • Ábaco

Fluxo de Caixa: o que é e qual a sua importância?

Atualizado: 13 de jan.



  • Introdução

Você sabe o que é Fluxo de Caixa? E qual sua importância? Pois, continue lendo esse texto, que você vai encontrar respostas para essas dúvidas!


Observar essa ferramenta é algo essencial para todas as empresas, sem o controle, o estabelecimento pode acabar se colocando em uma situação complicada de não conseguir cumprir todas as suas devidas obrigações financeiras.


Além disso, muitas vezes o empreendedor pode acabar não conseguindo definir se o dinheiro que se encontra no caixa da empresa pode ou não ser utilizado, por esse e por diversos motivos acompanhe o post de hoje!

  • O que é um Fluxo de Caixa?


gif

É uma ferramenta que auxilia na gestão financeira do empreendedor obtendo maior controle em suas entradas e saídas em dinheiro de sua empresa, isso contando com as despesas, os salários, aluguel do local, contas de internet e energia, além disso, as receitas com as vendas a longo prazo.


Entanto, por ele se tem a possibilidade de acompanhar as movimentações, dessa forma garantindo o equilíbrio das finanças e certificando as oportunidades em questão das negociações de prazos com seus fornecedores e clientes.



  • Para que serve?


Ele ajuda no acompanhamento de movimentações financeiras de empresas ao decorrer do tempo, assim torna mais prática a tomada de decisão com o capital do negócio.


Com o Fluxo de Caixa o empreendedor consegue observar e saber quanto vai sobrar ou faltar de capital e entender os prazos que possibilitem negociações, além disso, pode analisar as flexibilizações com prazos futuros.



  • Qual sua importância?


Ter essa ferramenta organizada e atualizada gera diversas vantagens para os estabelecimentos, por esse motivo é importante manter a ferramenta em dia, então confira a importância de um Fluxo de Caixa:


1) Evitar gastos desnecessários: Como as despesas são organizadas nessa ferramenta, o empreendedor consegue observar, reduzir e otimizar a utilização de capital do estabelecimento, dessa maneira acaba sobrando dinheiro para investir em outras áreas de relevância.


2) Garantir o cumprimento das obrigações: Com o Fluxo de Caixa, se pode observar o controle de modo geral o que acontece no estabelecimento, podendo auxiliar no controle do orçamento, assim possibilitando o cumprimento das obrigações, pois é algo essencial para a organização.


3) Melhorar a tomada de decisão: Com o Fluxo de Caixa pode-se ter previsões em relação aos lucros ou prejuízos que estão por vir, assim esse elemento ajuda em diversas informações que são necessárias para realizar um planejamento do seu estabelecimento ainda possibilitando a tomada de decisão.


gif

  • Conclusão


Por fim, o Fluxo de Caixa é algo importante, pois ele gera uma estabilidade contábil, que deve ser documentado, atualizado e observado com constância, logo, entendendo mais sobre o assunto você vai conhecendo as possibilidades e as vantagens que pode te gerar no presente e no longo prazo.


Ele mostra o fluxo que o dinheiro faz dentro de uma empresa, desde sua entrada no caixa até a sua saída, sendo formado por contas a pagar e a receber, deixar de lado o controle de um Fluxo de Caixa pode gerar problemas futuros, por isso é essencial entender a sua importância.


E aí, o que você achou do tema de hoje? Quer mais informações? Entre em contato conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site! __________ Texto escrito por Andreina Magalhães



33 visualizações0 comentário