top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁbaco

Desafios e Reflexões sobre a Evasão Fiscal no Brasil



A princípio, a evasão fiscal é uma prática prejudicial que envolve a sonegação de impostos, comprometendo a receita governamental e a equidade fiscal, na qual existem diversas técnicas para detectar essas atividades ilícitas. Dessa forma, tal atividade engloba práticas como a não emissão ou alteração de notas fiscais, a subestimação de valores e a omissão de documentos comprobatórios, representando um desafio expressivo para a estabilidade econômica e social do Brasil, bem como impactando diretamente na relação contabilidade-usuários.


Práticas Comuns de Evasão Fiscal


Em virtude de escapar das normas fiscais, as estratégias mais conhecidas estão na manipulação de notas fiscais, mas também na subestimação de valores nas notas fiscais, configurando outra prática evasiva, prejudicando a arrecadação fiscal. Nesse contexto, a ausência desse documento permite que empresas se eximam do pagamento dos tributos devidos sobre a comercialização de produtos ou serviços, levando à omissão de documentos que comprovam a movimentação financeira, como extratos bancários, criando uma imagem fictícia quanto à realidade financeira das empresas.


Problemas Sistêmicos e Regulatórios


Analogamente, há também a complexidade do sistema tributário brasileiro, que contribui para a evasão fiscal, devido às dificuldades em entender e cumprir todas as obrigações fiscais decorrentes da legislação tributária cheia de nuances. Isso se agrava quando esse problema está vinculado à ausência de fiscalização efetiva por parte dos entes reguladores, além de recursos limitados e eficácia reduzida nos órgãos de fiscalização, possibilitando que alguns contribuintes escapem da detecção, incentivando práticas evasivas.


O Famoso Jeitinho Brasileiro


Como a cultura de sonegação está presente em alguns setores da sociedade, essas práticas perpetuam-se enraizadas na população, sendo inadequadas e comprometendo o cumprimento das obrigações fiscais, agravando a desigualdade social, uma vez que aqueles que não cumprem suas obrigações fiscais prejudicam o bem-estar coletivo, contribuindo para disparidades socioeconômicas. Por outro lado, a elisão fiscal, uma prática legal, também pode contribuir para a extensão dessa prática, por exemplo, ao escolher um regime tributário mais favorável ou mudar o endereço da empresa para reduzir a carga tributária. Assim, essas estratégias, embora legais, levantam questões éticas e ressaltam a necessidade de avaliação constante das leis fiscais.


Artifícios utilizados na verificação dos processos de evasão fiscal


Sob tal aspecto, é preciso adotar uma abordagem analítica de acordo com dados financeiros, já que padrões incomuns ou discrepâncias levantam suspeitas de possíveis práticas de evasão fiscal. Em conformidade, os algoritmos avançados são empregados para identificar transações suspeitas, padrões de gastos atípicos e variações inesperadas nos registros contábeis, a fim de identificar se houve alguma falha contábil, como é o caso da tecnologia blockchain. De certa forma, ela funciona por meio do registro de transações de forma imutável e acessível, o que pode dificultar a ocultação de renda.


Medidas externas de verificação


Ademais, a colaboração internacional é vital, pois países compartilham informações financeiras para rastrear movimentações além de suas fronteiras e identificar empresas ou indivíduos que tentam se beneficiar de jurisdições mais permissivas. Similarmente, as auditorias fiscais também desempenham um papel crucial, haja vista a habilidade desses profissionais em examinar detalhadamente as declarações fiscais e confrontá-las com fontes externas de informação, de modo a revelar inconsistências que indicam evasão.


Reflexões sobre a Importância do Cumprimento Fiscal


A evasão fiscal no Brasil é um desafio com diversas vertentes que demanda esforços em conjunto por parte do governo, da sociedade e dos contribuintes, para que haja transparência, simplificação do sistema tributário e educação fiscal. Portanto, tais aspectos são elementos essenciais para construir um ambiente no qual o cumprimento das obrigações fiscais seja não apenas uma exigência legal, mas também uma contribuição para o bem comum. Destarte, enfrentar a evasão fiscal é fundamental para promover uma sociedade mais justa, com uma disparidade socioeconômica amena e financeiramente sustentável, com o intuito de garantir a conformidade fiscal e preservar a integridade do sistema tributário.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page