Buscar

Como unir sustentabilidade ao seu negócio




Adicionar sustentabilidade ao seu negócio é um atrativo para os consumidores, fornecedores, colaboradores e para sociedade. Nesse blog você irá saber como adicionar a sustentabilidade ao seu negocio e ter sucesso.


Segundo o empresário norte-americano Jonh Elkington, “ é preciso que os negócios sejam feitos levando-se em consideração o equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos, e os resultados das empresas precisam refletir esse equilíbrio“,


1) Equilíbrio entre os fatores: econômicos, ambientais e sociais


Viés econômico

A empresa deve visar o lucro e ser sustentável ao mesmo tempo.


Fator ambiental

A empresa deve eliminar ou, ao menos, amenizar os possíveis impactos negativos causados pela produção, é isso é feito através do uso de matérias-primas, energias renováveis entre outras diversas ações.


Fator social

Deve promover qualidade de vida para as pessoas ligadas direta ou indiretamente empresa.


2) A regra dos três R's: reduzir, reutilizar e reciclar


Reduzir

Aqui é aonde a empresa irá reduzir ao máximo consumir produtos que geram resíduos para assim diminuir o desperdício na produção.


Reutilizar

O objetivo desse “R” é reutilizar tudo que puder ser reutilizado da produção, dando um novo propósito ao produto que possivelmente seria jogado fora.


Reciclar

A reciclagem envolve a transformação física ou química da matéria-prima em novos produtos, evitando assim o desperdício.


3) Selos econômicos atrelados a sua marca


Após atender os principais vieses socioambientais pode-se pensar na utilização de selos ambientais atrelados a sua empresa. No Brasil há mais de 30 selos, estes são os principais:


  • BREEAM: avalia, classifica e certifica a sustentabilidade dos edifícios.


  • Ecocert: certifica produtos alimentícios, cosméticos, detergentes, perfumes e têxteis como orgânicos.



  • ISO 1400: assegura o equilíbrio e a proteção ambiental, se responsabilizando pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

  • ISO 5000: voltada para a área de energia.




Conclusão


Nesse viés, é importantíssimo sua empresa ter uma gestão que vise a sustentabilidade e que colabore com a saúde do planeta e dos usuários da sua empresa.


Outra coisa muito importante na hora de implementar essas medidas é fazer uma boa gestão de custos, já que pretende-se gastar para implementar essas medidas/certificações. Saiba a importância de uma boa gestão de custos da empresa.


Precisa de ajuda? Conte com a Ábaco Consultoria Jr.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo