Na economia cíclica, é muito comum ter altos e baixos. Nos momentos de baixas na economia ocorrem recessões, como agora na crise econômica provocada pela pandemia da COVID-19.
Quando isso ocorre, muitas pessoas são abaladas e ficam sem ter como pagar suas contas, acarretando em uma inadimplência. Com a inadimplência dos clientes, as empresas reduzem o faturamento e correm o risco de também ficarem inadimplentes, até podendo chegar ao ponto de terem que pedir recuperação judicial ou decretar falência.
Por conta dessas situações, no artigo de hoje viemos falar sobre dicas de como reduzir a inadimplência em momentos de crise, de forma que facilite a gestão e a saúde financeira de sua empresa.
● O que é inadimplência?
A inadimplência está ligada ao descumprimento de uma obrigação. Entre cliente e empresa, a falta de cumprimento é na forma financeira, quando o cliente deixa de pagar suas contas dentro do prazo de vencimento, por algum motivo.
● Como é a inadimplência na crise?
Geralmente, em tempos de crise a inadimplência costuma aumentar, porque muitas pessoas e empresas têm as receitas abaladas, ficam desempregadas, além de outras situações.
Na pandemia acarretou em muito desemprego e, com auxílios governamentais, a inadimplência não aumentou tanto quanto poderia, mas a tendência é que continue crescendo nesse período. Por isso, é muito importante as empresas saberem como lidar.
● Dicas de como prevenir a inadimplência:
1 - Conheça o seu cliente
Tenha noção de quem é seu público, para quem está vendendo e como é o seu perfil de consumo. Porém, o mais importante é fazer uma análise de crédito por meio do CPF ou CNPJ, pois assim você conhece melhor a capacidade de pagamento do seu comprador.
Essas análises podem ser feitas por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa e outras associações que possuem enormes bancos de dados.
2 - Prefira pagamentos à vista ou no cartão
Com o pagamento à vista, não existe possibilidade do cliente ficar devendo, pois já foi pago no momento da compra.
Já no pagamento pelo cartão de crédito ou débito, ou você recebe no débito no momento da compra, ou recebe depois pela compra no crédito. Mesmo que o cliente não pague a conta do cartão de crédito, é quase 100% garantido o pagamento pelo banco.
3 - Feche negócios por contrato
Quando são grandes vendas ou de alto custo, é importante firmar um contrato, porque, com um contrato bem definido, tem regras e multas possíveis pelo atraso, ficando bem mais fácil de recorrer judicialmente. Além disso, o devedor irá pensar melhor e acabar priorizando pagar a dívida com sua empresa, pois o prejuízo pode ser maior no caso de inadimplência.
4 - Mantenha o contato com o cliente
Ao conversar frequentemente com o cliente, você consegue ter um bom relacionamento com ele, além de entender suas dores e necessidades, criando um vínculo até maior.
Assim, é possível mostrar o valor e a importância da sua empresa. Dessa forma, o cliente pode passar a priorizar a dívida com sua empresa.
5 - Lembre o seu cliente
Por meio automatizado ou manual, é importante lembrar o cliente de sua conta a pagar quando estiver perto do vencimento. Além disso, é importante enviar faturas com antecedência junto aos lembretes de pagamento, para facilitar o trabalho do cliente e, assim, ele se organizar melhor.
6 - Negocie com os clientes
Os bons pagadores fazem parte do perfil ideal de cliente de qualquer empresa, por isso, é importante manter eles sempre por perto.
Isso pode ser feito, oferecendo benefícios como: criar programa de pontos com premiação para quem paga em dia, descontos para quem paga antes do vencimento, entre outros benefícios.
7 - Negocie com os clientes
Uma dica extremamente importante é estar aberta ao diálogo. Desse modo, colocando-se disposto a renegociar as dívidas dos clientes, propondo soluções para que a dívida seja quitada, além de demonstrar que a empresa é parceira do cliente. Saiba conversar com o cliente, propor pagamentos parcelados ou descontos do montante total da dívida.
Conclusão
Com tudo que foi dito, é possível compreender que, nos momentos de crise, é normal uma baixa no faturamento e um maior índice de inadimplência. Porém, para minimizar a situação, é preciso ter uma expertise para lidar com o público e colocar as dicas em prática.
Conhecer sobre as falhas da sua gerência também é um ponto estratégico na crise, entenda como solucioná-las no nosso texto: Falhas gerências: aprenda a identificar e solucioná-las!
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