Há quem diga que uma das partes mais difíceis de ter um negócio é sobretudo aumentar suas vendas e conquistar um maior número de clientes, isso pode ser árduo uma vez que cada setor e empresa tem um objetivo de clientela final.
Pensando nisso, de modo didático e simplificado, juntamos abaixo os 5 segredos que ninguém te conta para alavancar suas vendas! Sendo que essas dicas podem ser usadas por empresas de qualquer setor.
1. Defina seu público-alvo e o seu cliente ideal (persona)
A primeira coisa que devemos pensar antes mesmo de vender algo é para quem estamos vendendo aquilo. Definir o público-alvo é tão importante quanto criar um nome e uma identidade para uma empresa. Sem ele, você caminha às cegas, sem saber com quem falar e como falar, e portanto, sem vender nada. Então, foque nisso.
Um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos de informações como idade, gênero, classe social e preferências são coletadas para formar as características do perfil.
Já a persona é o seu cliente final ideal, a pesquisa não abrange somente aspectos como a classe social, dados demográficos, idade e outros, mas também comportamentos, motivações, metas, desafios e sonhos.
Quanto mais completos forem os dados coletados do seu cliente ideal, mais chances você terá de conquistá-lo verdadeiramente e construir um relacionamento sólido com ele.
Abaixo destacamos 4 passos simples para definir o seu público-alvo.
I. Faça uma pesquisa do seu mercado, analisando fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa
II. Saiba qual é o problema que o seu negócio soluciona e responda “Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto resolve?”
III. Faça pesquisas para que você obtenha as características do seu público, através de questionários e formulários online, como o próprio stories do Instagram
IV. Use ferramentas digitais, o Google Analytics é ótimo para cruzar dados com as pesquisas. Mas além dele, usa-se muito o Google Trends para visualizar o que está sendo mais pesquisado no momento e os dados demográficos sobre quem pesquisa esses assuntos.
2. Defina a sua promessa primária
A Big Idea é uma promessa primária, emocionalmente irresistível e que tem como principal objetivo convencer alguém a realizar determinada ação, ou seja, convencer o público-alvo de que eles precisam tomar conhecimento do produto que sua empresa está oferecendo para, assim, criar o pensamento de que o seu produto é necessário para eles.
A área de marketing irá ajudar bastante a criar a Big Idea, essa promessa deve ser apresentada de forma direta, específica, fácil de entender e ter um foco principal. É importante também que tenha os elementos de exclusividade, atratividade e com foco nas emoções do consumidor. Pode ser apresentada em vídeo, post, outdoor e diversas outras formas de propaganda.
É aonde o cliente ideal terá a chance de entender por que o seu produto deve ser escolhido entre todos os outros do mercado, por que ele é diferente (Proposta Única de Vendas).
3. Oriente sua equipe de marketing e de vendas para o mesmo objetivo
O termo ‘smarketing’ vem do inglês sales (vendas) e marketing, termo que significa um alinhamento entre o departamento de Vendas e o departamento de Marketing.
O Marketing é quem fornece o material para que Vendas trabalhe. É por meio das ações de propaganda planejadas pelo Marketing da empresa que boa parte dos clientes entram na base para receber a proposta de venda. Assim como a percepção apurada do departamento de Vendas sobre as personas (pois estão em contato direto com elas) também gera insights e inteligência comercial que servem para aprimorar as estratégias de Marketing.
Sendo assim, é de suma importância que para aumentar suas vendas os departamentos de Marketing e Vendas precisam andar lado a lado.
4. Motive e treine seus colaboradores e tenha um ambiente saudável na empresa
Equipes motivadas produzem mais, sendo assim esse é um dos fatores aos quais você deve prestar sempre atenção.
Criar um ambiente leve e colaborativo entre os funcionários da empresa é importante para que todos possam conviver de um modo saudável e por conseguinte captar mais clientes e fazer um melhor trabalho. Uma das formas é por integrar setores, como marketing e vendas, algo que já abordamos neste post.
Outro ponto a observar é a necessidade de treinamento constante como forma de manter a motivação e as habilidades de todos no nível mais alto o tempo todo. Não faltam opções para treinar os colaboradores, sendo que uma das principais é por investir em cursos e certificações.
5. Trabalhe o pós-venda e o relacionamento com o cliente
Uma coisa é certa: qualquer um deseja ser bem tratado e comprar um produto que condiz com a proposta de venda. Por isso, é de suma importância que para o cliente retornar à sua empresa para comprar ou então indicar sua empresa para outras pessoas que ele tenha tido uma boa experiência na compra, tanto no atendimento quanto no produto final.
Algo que ajuda a monitorar a satisfação é fazer pesquisas ao final das compras, feedbacks nos sites e também políticas de troca de produto caso ele não suprir as expectativas do cliente.
Recadinhos no aniversário e em outras datas especiais, como Dia das Mães ou Dia dos Pais, também são bem vistos e ajudam a estreitar a relação, fidelizando os clientes e alavancando as vendas.
Conclusão
Essas foram algumas dicas para alavancar suas vendas! Gostou deste artigo, quer saber mais sobre outros temas que podem ajudar sua empresa? Clique aqui e leia outros artigos em nosso blog e siga nosso Instagram. Fique por dentro!
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre vendas, ou necessite de algum serviço de consultoria contábil, fale conosco! A Ábaco tem sempre as melhores soluções para o seu negócio!
Texto escrito por Júlia Albernaz.
Kommentare