Buscar

5 dicas para economizar no final do mês!



Não passar por aperto financeiro durante o final do mês é o desejo de muitas pessoas, pois ninguém gosta de finalizar o mês com dívidas ou sem dinheiro sobrando. Porém, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, você pode organizar, planejar seus ganhos e despesas no fim do mês.


Pequenas mudanças em seus hábitos são importantes e suficientes para se ter um grande impacto em seu orçamento, podem até permitir que você crie reservas de emergência futuras.


Isso parece tarefa difícil para você? Então continue lendo esse texto de hoje e confira 5 dicas para guardar dinheiro no final do mês e certifique-se de que suas finanças estão em ordem durante todo o ano.

Dicas para economizar no final do mês


1) Faça um planejamento financeiro e estabeleça prioridades


Vale a pena arrumar tudo em uma agenda ou em uma planilha de gastos, para controlar a situação financeira. Nesse plano, é preciso priorizar o que é importante e o que pode esperar.


2) Tenha uma reserva de emergência


O fundo de reserva de emergência é uma quantia reservada apenas para fins emergenciais, como: consultas médicas, contas ou custos adicionais, alguns imprevistos comuns do dia a dia.


Portanto, as reservas são essenciais para promover a segurança a longo prazo.


3) Mude alguns hábitos


Para que o dinheiro renda e não acabe antes do final do mês, você precisa ter metas claras relacionadas à receita. Pergunte para si mesmo: o que devo fazer com o dinheiro que recebi este mês? Que planos tenho para ele?


Lembre-se, você deve primeiro definir o destino do dinheiro para pagar as despesas, contas ou dívidas, se houver, e, em seguida, direcionar o restante para seus objetivos.


4) Evite compras no crédito


Embora os cartões de crédito sejam um importante facilitador, as compras feitas desta forma podem trazer mais despesas no fim do mês, pois no momento em que pagamos de forma a prazo ou parcelado, a dívida só vai acumular.


Pagar em dinheiro pode evitar que você acabe acumulando dívidas. Assim, é possível economizar mais dinheiro na compra de produtos e serviços.


5) Registre todos os gastos


É fundamental registar todas as despesas incorridas durante o mês, esta pode ser uma tarefa difícil, mas depois de ver quais são os custos que pesam no final do mês, isso pode valer a pena!


Por esse motivo, todas as despesas devem ser registradas e listadas em ordem de prioridade.

Importância de economizar


Economizar é uma atitude importante que é produzida pelo planejamento, trazendo eficácia das suas finanças, por meio de um orçamento que se adapte às suas necessidades.


O ato de economizar nos mostra como aprendemos a ser mais disciplinados financeiramente, com foco em metas e autossuficiência relacionadas ao futuro.

Conclusão


Agora você já sabe o que fazer para ver o dinheiro sobrar ao final do mês? Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, pois o hábito de gastar mais do que ganha é muito comum. Por isso, é importante ter estratégia para economizar mais no final do mês.


Mas fique calmo, se você quer se prevenir em casos de possíveis gastos surpresa é só seguir as dicas passadas para você, pois saber como economizar sem prejudicar as suas despesas é muito importante. Porém, lembre-se de que isso é um processo diário que você vai se adequando com o tempo!


E aí, o que você achou do tema de hoje? Quer mais informações? Entre em contato conosco por meio da nossa página no Instagram ou pelo contato em nosso site!

__________

Texto escrito por Andreina Magalhães

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo